Dupla de moto realiza assaltos em Vitória; insegurança assusta vitorienses

O medo ao sair de casa: esse é o cotidiano dos vitorienses. Há duas semanas os assaltos em Vitória tiveram um aumento gritante. Nos últimos dias, centenas de pessoas foram vítimas dos famosos “dois caras em uma moto”. Nesta quinta-feira (03,) as características desses suspeitos vieram à tona. Utilizando uma motocicleta modelo Bros, vermelha, segundo relatos, os suspeitos fizeram um festival de assaltos em diversos bairros de Vitória. Tudo começou no Mário Bezerra, logo em seguida, se estendeu para o Jardim Ipiranga, Dique, Rua Amarela, Cajá e Matadouro. Enquanto os bandidos cometiam seus crimes, os policiais militares – uma minoria – faziam diligências para tentar captura-los e, obviamente, não tiveram êxito.

Por conta da Operação Padrão, muita coisa mudou no cenário da segurança de pública de Pernambuco. Entre as mudanças, o avanço desenfreado da violência nos interiores do estado. A falta constante de policiamento encorajou os bandidos a praticarem desordem em diversos locais.

E A POLÍCIA CIVIL?

Para piorar o agravante, temos uma Polícia Civil que pouco atua na cidade no combate à criminalidade – o que beneficia mais ainda os que vão de encontro à lei. Na maior parte dos casos de homicídios, roubos e furtos, os inquéritos são arquivados sem solução.

Mesmo com o reconhecimento do Governo, o estado de inércia continua o mesmo e isso se resume em apenas receber as ocorrências da Polícia Militar e arquivar. Faz quanto tempo que vimos a Polícia Civil de Vitória realizar uma operação/ação repreensiva? Pois é, faz muito, mais muito tempo mesmo. O que deixa o cidadão dependente de apenas uma corporação – a militar.

Muitas vezes, o indivíduo é orientado a prestar um registro de Boletim de Ocorrência, mas ao chegar no departamento, o policial de serviço já diz em voz alta: “tá fora de sistema, passa amanhã”.  Notamos uma indolência muito grande nas investigações de qualquer tipo de crime. Por conta disso, os problemas continuam, sem prisões de homicidas e assaltantes.

O CIDADÃO TEM QUE SE PRECAVER

Você já teve um amigo que foi roubado ou conversou com alguém que tivesse sido? Na maioria das vezes, isso pode ser evitado se certas normas de seguranças tivessem sido seguidas. O ladrão sempre “trabalha” com a lei do menor esforço. Se você dificultar o trabalho dele, com certeza ele irá procurar outra pessoa mais que dê o princípio da oportunidade. Com a escalada vertiginosa da criminalidade, os aparelhos celulares, bolsas e carteiras, passaram a ser a menina dos olhos dos marginais. Mas quais os motivos que levaram os ladrões a se especializar no furto e roubo a transeuntes? Vejam as dicas do Diário Policial:

É importante lembrar que nossa capacidade de proteção contra um assalto na rua depende muito do nosso nível de atenção ao contexto e das medidas de prevenção que nós usemos. Portanto, mantenha-se atento (a).

Quando estamos na rua é necessário ter consciência de tudo ao nosso redor e evitar as distrações. Sempre preste atenção para saber que não está sendo seguido por alguém, preste atenção nas pessoas ao seu redor quando caminha pela rua, e se um suspeito estiver rondando você há algum tempo, entre em um restaurante ou lugar público para despistá-lo.

Não é para ficar em estado de paranoia constante, mas sim estar alerta e prestar atenção ao que acontece a nossa volta. Os especialistas em segurança pessoal indicam que esta é uma das características fundamentais se queremos evitar ser assaltados na rua: não deixe as pessoas verem você como alguém vulnerável.

Evite o costume de manusear grandes quantidades de dinheiro “vivo”. Muitos roubos acontecem porque a informação de seus hábitos é filtrada aos ladrões, transformando você em uma vítima potencial. Quando tiver que fazer uma operação com bastante dinheiro (transferências, pagamentos, etc.) faça sempre on-line. Além disso não é recomendável nunca contar o dinheiro na rua. Se teve que sacar uma quantidade grande de dinheiro do banco por algum motivo, conte-o sempre lá dentro, discretamente e prestando atenção para que ninguém esteja vendo.

Você deve aprender a distribuir seus pertences em diferentes lugares de sua bolsa ou mochila, desta forma se um batedor de carteira ou ladrão tentar abri-la, os objetos de valor não estarão todos juntos. O celular e a maior quantidade de dinheiro devem ir, preferivelmente, nos bolsos da frente da nossa calça.

Nunca, nem por um minuto, perca de vista as suas coisas. Uma pequena distração pode fazer de você a vítima de um roubo. Também não é recomendável usar bolsas e mochilas que não fecham bem ou que não têm um fechamento adequado. Se usar alguma bolsa (principalmente no caso das garotas) que não tenha um fechamento seguro, leve uma carteira e o celular em seus bolsos.

É importante transitar sempre por ruas bem iluminadas e evitar ruelas e lugares escuros no meio da noite. Se estiver em um bairro que não conhece ou que conta com um índice de criminalidade alto, o melhor é não andar a pé: pegue um mototáxi corretamente identificado para abandonar o lugar.

Evite ter objetos de valor à vista: câmeras fotográficas, celulares, reprodutores de música, computadores, etc. Eles são uma tentação enorme para os ladrões. O melhor é mantê-los guardados em sua bolsa ou mochila e só tirar com muito cuidado em espaços seguros.

Também não é conveniente sair na rua repleto de joias e com peças de muito valor, elas são imãs para os ladrões.

Tenha sempre em seu celular o número da Polícia Militar e dos organismos de segurança de sua cidade, e se algum dia estiver em uma possível situação de roubo, poderá alertar rapidamente os corpos de segurança.

 

1 resposta a “Dupla de moto realiza assaltos em Vitória; insegurança assusta vitorienses”

  1. BOM DIA , 02/01/2017 POR VOLTA DAS 17:30 PRÓXIMO DO COLÉGIO TRADIÇÃO LIVRAMENTO 2 MELIANTES FIZERAM O ASSALTO ONDE COM UMA ARMA DE FOGO EM PUNHO LEVARAM UM CELULAR… PEÇO AOS POLITICOS Q FAÇAM ALGUMA COISA EM RELAÇÃO A ESSAS COISA QUE VEM ACONTECENDO EM NOSSA VITÓRIA, COBRA MAS D0 ESTADO, POIS SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO É DEVER DO ESTADO GARANTI A SEGURANÇA .

Os comentários estão fechados.