Terrenos Públicos: Aglaílson recua para atender Elias Lira

Do A Voz da Vitória

Sem aguardar resposta de Elias doações de terrenos são liberadas por Aglaílson

Nos últimos dias finalmente a Casa Diogo de Braga parece ter encontrado o seu rumo de intervenção política, porém só parece mesmo, pois o Legislativo municipal engatou uma marcha à ré e estacionou de novo na garagem da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, presidida pelo Vereador José Aglaílson (PSB) que conseguiu derrubar a decisão proposta pelos vereadores Pedro Queiroz (PPS) e Dr. Saulo (PSB), quando ambos haviam sugerido paralisar as tramitações dos projetos de lei oriundos do Poder Executivo quanto as futuras doações de terrenos públicos aos empreendimentos privados, os quais procuram se instalar na cidade, enquanto não obtivesse uma resposta do Prefeito Elias Lira (agora PSD) de quanto ainda restam de terrenos na cidade.


Paralelo a esta discussão, assuntos da ordem da política local também tomaram conta da pauta. Anunciando o seu ingresso no PSD junto com o Prefeito Elias Lira, Novo da Banca (ex-PSB), reforça com outros vereadores o palanque da situação para as eleições 2012. Também se pronunciando na sessão do dia 05/10, o vereador Mano Holanda (agora PSC), dedicou Voto de Pesar pelo recente falecimento do Sr. Henrique Barros Lima Filho (ex-funcionário do Banco Santander). Aproveitou ainda para anunciar a sua desfiliação após 16 anos no PMDB, quando foi aparteado pelo Presidente José Aglaílson que chegou a lhe oferecer um de seus sete partidos de sua base de sustentação política. O ex-prefeito aproveitou para afirmar que a Casa precisa ter o espírito alegre e sorridente, em virtude dos grandes empreendimentos que chegam à Vitória.




Pedro Queiroz em seu momento rebate Aglailson alegando que isso não pode significar subserviência. Ele havia se irritado com a morosidade da Casa quanto a fiscalização das ações no Município, aproveitando para expor mais uma vez os atuais Vereadores, fazendo registrar que os mesmos recebem salário de R$ 6 mil para trabalhar apenas uma vez por semana. Queiroz cogitou a possibilidade de haver um projeto de Lei para doação de mais de 10 hectares a Pedreira Vitória, pertencente ao vereador de Pombos – Genário da Pedreira (PSB), alertando que pedirá ‘vistas’ por estar desconfiado que Vitória de Santo Antão sofra maiores impactos ambientais.



Não satisfeito com a decisão de José Aglaílson de ter derrubado a não apreciação dos projetos de doações de terrenos enquanto o prefeito Elias Lira respondesse quanto ainda restam de propriedades sob a guarda do Município, Queiroz fez sérias críticas ao projeto de doação de terreno público a Empresa Elcoma. A propriedade que foi contemplada para esta empresa fica localizada em Natuba (próximo a nova BR 232) que pertencia a Sra. Roseane Bezerra da Silva – ligada ao Grupo Cativa S.A. (falida há alguns anos), do qual passou por uma contenda judicial. Incomodado com a interferência da mulher, Queiroz foi taxativo:


“A senhora não pode nem falar, pois já se meteu demais aqui dentro (Câmara). A senhora tem usado esta Casa como Delegacia de Polícia e isso aqui não serve para resolver problemas pessoais”, destilou.


Isolados, Queiroz e Dr. Saulo, terminam assistindo o plenário aprovando os seguintes projetos de Lei:


168/2011 – Fica doado à Empresa denominada ELCOMA COMPONENTES E MATERIAIS ELETRONICOS LTDA, inscrita no CNPJ nº. 04.199.007/0001-35, uma Área de Terreno medindo 5.000,00 m2, situada na localidade denominada Fazenda Natuba, de propriedade deste Município, Registrada sob nº. R.7 – 9746, fls. 200, do livro 2-AB-1, no Cartório de Registro de Imóveis nesta Cidade.
Destinar-se-á a ampliação das instalações que tem como atividade econômica o comércio atacadista de equipamentos de informática e componentes eletrônicos.


163/2011 – Fica doado à Empresa SABOR EXPLÍCITO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA – EPP, inscrita no CNPJ nº 03.814.157/0001-49, o imóvel de propriedade deste Município, situado em área denominada Natuba, totalizando uma área de 0,71 hectares.
Destinar-se-á a instalação da atividade econômica para Fabricação de Produtos de Panificação Industrial.


162/2011 – Fica doado à Empresa ERT REPRESENTAÇÃO DE SERVIÇOS E CONSULTORIA FINANCEIRA LTDA ME, inscrita no CNPJ nº 05.828.096/0001-02, o imóvel de propriedade deste Município, situado em área denominada Engenho Bento Velho, totalizando uma área de 4.200,00 m2.
Destinar-se-á a instalação da atividade econômica Correspondentes de Instituições Financeiras.



22/2011 – de autoria do vereador Mano Holanda, denominando de JOAQUIM RODRIGUES DE LIRA, as futuras instalações do Parque de Exposição de Animais, a ser construído futuramente pelo Vitória Park Shopping.


Não satisfeito com a retirada da paralisação dos Projetos de Lei referentes aos terrenos públicos, Dr. Saulo desabafa: “Em respeito a Casa e a mim, a Câmara deveria esperar a resposta do Poder Executivo. Desejo sucesso as empresas que estão se instalando aqui”, sentenciou após ter sido desmoralizado, inclusive por José Aglaílson, líder do seu partido na cidade, que preferiu bater em recuo para atender aos interesses da Prefeitura.

Por Josimar Cavalcanti.