Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória |
O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão celebrou na noite desta sexta-feira, 02 de Agosto, em solenidade no Silogeu Professor José Aragão, os 368 anos da Batalha das Tabocas, marco decisivo na luta pela defesa das terras brasileiras e expulsão dos invasores holandeses em 1645.
A solenidade contou com a presença dos vereadores Edvaldo Bione, Novo da Banca, Dr. Saulo, Edinho, do vice-prefeito Henrique Filho, secretária de educação Maria José Lira, deputado estadual Henrique Queiroz, deputado federal Fernando Ferro, sócios do Instituto e sociedade civil.
Em seu discurso, Pedro Ferrer, destacou a importância da data histórica. Também foi feita uma crítica quanto ao desprezo do patrimônio cultural da cidade pelos governos. “Poucos municípios têm uma história tão pujante quanto a nossa. Uma história ligada aos “fatos integradores da formação nacional e dos seus princípios de independência”. Faltam aos nossos gestores despertaram para nosso potencial cultural e turístico. Sai governo, entra governo e o marasmo continua”, sentenciou.
Uma homenagem póstuma à professora Lúcia Beltrão, ex-secretária do Instituto Histórico. Parentes estiveram presente na solenidade, onde foi exposta a imagem da professora.
O sub-tenente do Tiro de Guerra 07-004, Enoque Alves Sores, tomou posse como novo sócio do Instituto. Durante a posse, Enoque fez o juramento.
Os professores José Enarne Souto, Hely Fereira e Marcelo Hermínio realizaram na solenidade uma conferência multiparticipativa abordando o tema da “Presença Holandesa em Pernambuco”.
Confira imagens:
Eu esperava um discurso eloquente do prefeito Elias Lira, com sua oratória arrepiante!