Solenidade do Instituto Histórico celebre 368 anos da Batalha das Tabocas

Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão celebrou na noite desta sexta-feira, 02 de Agosto, em solenidade no Silogeu Professor José Aragão, os 368 anos da Batalha das Tabocas,  marco decisivo na luta pela defesa das terras brasileiras e expulsão dos invasores holandeses em 1645.


A solenidade contou com a presença dos vereadores Edvaldo Bione, Novo da Banca, Dr. Saulo, Edinho, do vice-prefeito Henrique Filho, secretária de educação Maria José Lira, deputado estadual Henrique Queiroz, deputado federal Fernando Ferro, sócios do Instituto e sociedade civil.


Em seu discurso, Pedro Ferrer, destacou a importância da data histórica. Também foi feita uma crítica quanto ao desprezo do patrimônio cultural da cidade pelos governos. “Poucos municípios têm uma história tão pujante quanto a nossa. Uma história ligada aos “fatos integradores da formação nacional e dos seus princípios de independência”. Faltam aos nossos gestores despertaram para nosso potencial cultural e turístico. Sai governo, entra governo e o marasmo continua”, sentenciou.

Uma homenagem póstuma à professora Lúcia Beltrão, ex-secretária do Instituto Histórico. Parentes estiveram presente na solenidade, onde foi exposta a imagem da professora.

O sub-tenente do Tiro de Guerra 07-004, Enoque Alves Sores, tomou posse como novo sócio do Instituto. Durante a posse, Enoque fez o juramento.

Os professores José Enarne Souto, Hely Fereira e Marcelo Hermínio realizaram na solenidade uma conferência multiparticipativa abordando o tema da “Presença Holandesa em Pernambuco”.

Confira imagens:

One Reply to “Solenidade do Instituto Histórico celebre 368 anos da Batalha das Tabocas”

  1. Eu esperava um discurso eloquente do prefeito Elias Lira, com sua oratória arrepiante!

Comments are closed.