Vitória de Santo Antão comemorou nesta quarta-feira (3), trezentos e setenta e um ano da Batalha do Monte das Tabocas, episódio determinante na luta pela defesa das terras brasileiras e expulsão dos invasores holandeses em 1645.
Um ato cívico no início da manhã na Praça do Anjo, no bairro do Livramento, marcou o início das comemorações. A banda do Colégio 3 de Agosto abriu a solenidade. Em seguida, o Tiro de Guerra da conduziu o tradicional hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, pelo prefeito Elias Lira, o deputado estadual Joaquim Lira, e o presidente da Câmara de vereadores, Bau Nogueira. A cerimonia foi acompanhada por centenas de vitorienses.
Convidado pela Secretaria de Educação para discurso alusivo a batalha, o jornalista, professor e empresário vitoriense João de Albuquerque Álvares lembrou o valor singular que Tabocas tem na história de Pernambuco e do Brasil. “O nosso município com dezenove anos de criação era palco de um dos maiores eventos de maior grandeza da história de nosso país: o início da expulsão dos holandeses. Sem Tabocas não haveria Guararapes”, afirmou.
Em seguida, a procissão, com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, saiu da Praça do Anjo em direção ao Monte das Tabocas, onde aconteceu a tradicional missa campal.
Famílias inteiras foram aproveitar o feriado para participar dos eventos culturais, cívicos e religiosos que aconteceram no local da Batalha das Tabocas.
Por Luciano Abreu, da Prefeitura da Vitória