O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) – Campus Vitória de Santo Antão iniciou o processo de abertura do curso Técnico em Química, na modalidade Integrado ao Ensino Médio. O Plano Projeto Político Pedagógico do curso (PPC) foi encaminhado para análise da Pró-reitoria de Ensino (Proden), na última terça-feira (21), e a previsão é que o curso já esteja disponível no próximo processo seletivo de novos/as alunos/as (2026.1).
O curso Técnico em Química tem o objetivo de formar profissionais habilitados para atuarem de maneira ética, sustentável e inovadora em diferentes contextos industriais, laboratoriais e acadêmicos, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental e tecnológico da região e do país. “A abertura deste novo curso visa suprir a demanda por profissionais na área técnica em química em empresas e indústrias no município de Vitória de Santo Antão e região”, explicou o presidente da comissão de criação do curso, professor Etelino de Melo.
Para quem o curso será voltado?
O novo curso será voltado para estudantes que concluíram o ensino Fundamental (9º ano) e desejam cursar o Ensino Médio junto com a formação técnica em Química. Ou seja, ele será ofertado na modalidade Integrada ao Ensino Médio.
Nessa modalidade, os/as estudantes cursam as disciplinas do ensino básico em um turno, e as disciplinas técnicas em outro. O curso tem duração de 3 anos.
Quando será formada a primeira turma?
A previsão do Campus Vitória é que o curso tenha início no primeiro semestre de 2026. Por isso, a expectativa é que as vagas para a primeira turma já estejam disponíveis no Processo de Ingresso 2026.1, que está previsto para acontecer entre os meses de setembro e dezembro de 2025.
Verticalização do Ensino
O diretor-geral do Campus, professor Lucas Dantas, destacou que o curso chega para verticalizar a área de Química dentro do campus, tendo em vista o funcionamento, desde 2011, do curso de Licenciatura em Química.