Parceria do Espaço Desenvolver com a prefeitura municipal instalou a nova ferramenta de inclusão no Parque do Cedro e na Praça da Matriz
A cidade de Vitória de Santo Antão continua com a caminhada em sua política de inclusão de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta semana, o Espaço Desenvolver e a Prefeitura da Vitória instalaram novas placas com comunicação alternativa no Parque Ecológico do Cedro – Governador Marco Maciel e na Praça da Matriz, locais estratégicos por serem espaços democráticos. A iniciativa garante mais acessibilidade em espaços públicos, promovendo ambientes mais acolhedores para pessoas neuro-atípicas e suas famílias.
A nova ferramenta, que também será instalada em outros espaços públicos, promove inclusão e melhoria na qualidade de vida das crianças com dificuldades de comunicação ou que não possuem fala. “A instalação dessas placas em pontos estratégicos e de grande circulação na cidade é fundamental. Elas promovem acessibilidade e garantem que crianças com autismo, especialmente aquelas que não se comunicam pela fala, possam interagir melhor com o ambiente ao seu redor. Assim como já existe sinalização para pessoas com deficiência visual, esse recurso visual e funcional é uma ponte importante entre o mundo e quem precisa de apoio para se expressar”, destaca Camila Laís, especialista em Análise do Comportamento e diretora do Espaço Desenvolver.
ESPAÇO DESENVOLVER
Fundado em 2016, em Vitória de Santo Antão, o Espaço Desenvolver surgiu com o objetivo de proporcionar a crianças e jovens neuro-atípicos terapias e acompanhamentos mais humanizados, prezando sempre o bem-estar e o desenvolvimento de habilidades. Ao longo dos oito anos de história, o Espaço Desenvolver, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, tem transformado a realidade de todos que são atendidos na clínica.
Em 2019, uma nova unidade foi inaugurada no município de Escada, também na Mata Sul. Dois anos depois, em 2021, foi a vez de Caruaru, no Agreste, receber uma clínica do Espaço Desenvolver. Atualmente, mais de 200 crianças e adolescentes são beneficiadas nas três cidades.