Câmara da Vitória de Santo Antão presta homenagem ao Crea-PE pelos seus 90 anos

Conselho recebeu a Comenda Engenheiro Antão Luiz de Melo nessa terça-feira (29)

O Crea-PE foi a primeira instituição a receber a Comenda Engenheiro Antão Luiz de Melo, concedida pela Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão. A Sessão Solene de homenagem, que aconteceu nessa terça (29), reconhece os serviços prestados pelo Conselho pernambucano nos seus 90 anos, completados em julho de 2024. A solenidade contou com a presença do prefeito do município, Paulo Roberto (MDB), secretários municipais, profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, vereadores, gestores e colaboradores do Crea-PE e representantes da sociedade civil.

A Comenda Engenheiro Antão de Melo é voltada às pessoas físicas e jurídicas com serviços relevantes na Engenharia e na construção civil. A lei aprovada na Câmara foi apresentada pelo vereador Carlos Henrique Queiroz (PP), também autor da proposta de homenagem ao Crea-PE. Nascido em Vitória, Antão de Melo era engenheiro de Pavimentação, empresário e professor.

“É uma justa homenagem ao Crea-PE e ao engenheiro Antão de Melo, filho dessa terra, que tinha uma visão diferenciada da Engenharia”, destacou o presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Adriano Lucena. O município sedia a 18ª Inspetoria Regional do Crea-PE, inaugurada em 2024.

A família do engenheiro Antão de Melo também participou do evento. Rodrigo Giglio, diretor-presidente da Maia Melo Engenharia fundada por Antão Melo, falou do orgulho da homenagem ao sogro e de o Crea-PE ter sido escolhido para receber a primeira homenagem.

Na solenidade, Adriano Lucena também falou do impacto de programas criados pelo Conselho, como o Crea na Comunidade que atende comunidades carentes com projetos de Engenharia, em parceria com a universidade, e o Crea Qualifica, focado na capacitação profissional. Adriano Lucena também ressaltou o papel do Crea-PE na defesa de projetos estruturantes para o desenvolvimento do Estado, a exemplo da conclusão da rodovia que liga Vitória à Escada, que ainda não está concluída. 

“O Crea nos dá a satisfação de termos uma representação da instituição em Vitória, onde temos vários cursos de Engenharia”, afirmou o prefeito. Para o vereador Carlos Queiroz, os serviços de fiscalização, orientação e valorização da Engenharia, Agronomia e Geociências justificam a homenagem da Câmara ao Conselho. “O Crea promove a segurança da sociedade e a valorização dos profissionais”, afirmou. O vereador lembrou da importância da implantação da Inspetoria de Vitória, que atende aos profissionais do município e das cidades de Pombos, Chã de Alegria, Feira Nova e Glória de Goitá.

“Temos a responsabilidade de honrar a Engenharia pernambucana. Nossa missão é transformar a cidade, o Estado e o País”, ressaltou o presidente do Crea-PE. Adriano Lucena convidou engenheiros, agrônomos e geocientistas da região a darem sua contribuição, participando do Congresso Estadual de Profissionais (CEP-PE), que também será realizado em Vitória de Santo Antão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *