TRE-PE realiza posse solene do desembargador Washington Amorim

Com plenário lotado, o TRE Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (13), a cerimônia de posse solene do desembargador eleitoral Washington Amorim como membro efetivo do Tribunal em uma das vagas reservadas à advocacia. A sessão, conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Cândido Saraiva, foi prestigiada por diversas autoridades, advogados, professores universitários, representantes da sociedade civil. O biênio de Amorim no TRE-PE vai até janeiro de 2027, podendo ser reconduzido para mais um mandato.

Além de toda a Corte, estiveram presentes à cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto; a vice-governador Priscila Krause; o prefeito do Recife, João Campos; o procurador de Justiça Renato da Silva Filho, representando o Ministério Público de Pernambuco (MPPE); a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; representantes da Assembleia Legislativa, Prefeituras e Câmaras de Vereadores.

Em pronunciamento, o presidente Cândido Saraiva ressaltou a experiência do mais novo membro do Tribunal e da contribuição que ele trará para os desafios da Justiça Eleitoral. “A Justiça Eleitoral de Pernambuco tem um histórico de excelência, fruto do trabalho conjunto de magistrados, servidores e colaboradores dedicados. Com a chegada do desembargador Washington Amorim, fortalecemos ainda mais nosso compromisso de garantir eleições limpas, seguras e transparentes, assegurando que o exercício do voto continue sendo um pilar inabalável da nossa democracia”, disse.

Em discurso pontuado pela emoção, Washington Amorim resgatou sua trajetória profissional e seu vínculo com Vitória de Santo Antão (Zona a Mata), sua cidade natal. Ressaltou o apoio da família e se emocionou ao citar o pai, a mãe e avó, Margarida. Ele fez questão de citar nominalmente e agradecer às magistradas e magistrados com quem conviveu quando exerceu os dois mandatos como desembargador eleitoral substituto.

Washington Luís Macêdo de Amorim completou 55 anos no mesmo dia da sua posse solene. Ele atuou no TRE-PE como desembargador substituto em dois biênios: de dezembro de 2018 a dezembro de 2020, e de abril de 2021 a abril de 2023. Também exerceu os cargos de ouvidor e ouvidor substituto. Ele é procurador concursado do município de Vitória de Santo Antão desde 2008 e já exerceu o cargo de procurador-geral de Jaboatão dos Guararapes, entre 2007 e 2008, além de prestar consultorias a diversas instituições públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *