A luta pelo acesso ao saneamento básico em Pernambuco ganhou um importante aliado nesta semana. O deputado estadual Joaquim Lira (PP) liderou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Universalização do Saneamento, iniciativa de sua autoria que reforça o compromisso em garantir água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todas as comunidades do estado.
Em Pernambuco, cerca de 30% da população ainda não possui acesso pleno a serviços de esgoto e saneamento básico, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Essa deficiência estrutural reflete diretamente na saúde pública, sendo um dos principais fatores para o surgimento de doenças em áreas mais vulneráveis, além de comprometer a qualidade de vida de milhares de famílias.
“A universalização do saneamento básico é mais que uma meta, é uma obrigação para garantir saúde, dignidade e um futuro mais justo para todos. Não mediremos esforços para transformar essa realidade em Pernambuco”, afirmou Joaquim Lira.
O deputado já acumula um histórico de projetos focados em questões sociais e ambientais, destacando-se pela atuação ativa no diálogo com instituições como a Compesa, visando melhorias na infraestrutura hídrica do estado. A Frente Parlamentar chega como uma resposta prática e estratégica a essas demandas, buscando unir forças com diferentes esferas do governo e a sociedade civil, principalmente neste momento que a Compesa e governo de Pernambuco discutem um modelo de concessão de parte dos serviços da empresa.