Vitória de Santo Antão conta, a partir de agora, com uma extensa área para ações de lazer, cultura e esportes. O município inaugurou neste domingo (13), o maior parque ambiental do interior pernambucano, que possibilitará aos moradores e visitantes a oportunidade de realizarem atividades esportivas e ecológicas gratuitas em qualquer dia da semana. A área, que conta com 8,5 hectares, se chama Parque Ecológico Governador Marco Maciel e fica situada na comunidade do Cedro, às margens do Rio Itapacurá.
O terreno, que foi doada pelo Instituto Agropecuário de Pernambuco (IPA), é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Vitória. A estrutura inclui pistas de cooper, bicicleta e skate, viveiro de mudas, parque infantil, quadras, anfiteatro, academia da saúde, área de trilha e piquenique, lagos, entre outros. A finalidade do equipamento é promover sustentabilidade, preservação ambiental e incremento da qualidade de vida aos cidadãos.
O evento inaugural foi prestigiado por secretários, vereadores, moradores do entorno, servidores, o vice-prefeito Edmo Neves, além do deputado Joaquim Lira e o ex-prefeito Elias Lira. Para Laila Duarte, secretária de Infraestrutura e Controle Urbano, a obra se consolida como um novo patamar na gestão pública local. “Esta obra marca um divisor de águas na gestão pública de nossa cidade. É um projeto que vai além da construção física, trazendo mais oportunidades, desenvolvimento e qualidade de vida”, asseverou.
Além de sua importância na infraestrutura, o parque revive a ligação política e histórica com o homenageado. “Esse parque era um sonho de muitos moradores e também de nossa gestão. Nós, vamos sempre cuidar de nossa cidade com amor e fazer a diferença pensando nas gerações que virão. Também eternizamos o nome de Marco Maciel, que tinha um carinho imenso por Vitória, chegando inclusive a receber o título de cidadão vitoriense”, destacou o prefeito Paulo Rober