Vitória de Santo Antão ganha monumento em homenagem a João Cleofas de Oliveira

Um dos filhos mais importantes da história política da Vitória de Santo Antão, João Cleofas de Oliveira, está tendo sua história eternizada em monumento. A estátua, já disponível na nova rotatória de acesso ao bairro da Bela Vista, na Avenida Henrique de Holanda, área urbana do município. Além da escultura, construída pelo artista vitoriense Fernandes Rodrigues, o espaço que foi revitalizado para trazer mais fluidez ao trânsito e evitar acidentes, passa a contar com jardim, iluminação de led, passagem elevada e mais espaço. 

A intervenção no local foi promovida pela Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano e a Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (AGTRAN), da Prefeitura da Vitória, e tem sido elogiada por motoristas e moradores do entorno. Cláudio José, condutor de veículos particulares, diz ter poupado mais tempo em suas viagens. “Ficou mais fácil de transitar pelos Borges, porque não tem mais congestionamento. Pra fazer um retorno dava muito trabalho e tinha gente que não respeitava a vez do outro. Está melhor agora, pois gasto menos tempo se deslocando por aqui”, comemorou. 

A rotatória é vista com uma das obras mais importantes da urbanização local, se juntando à construção da Ponte da Militina e da Avenida Jorge Luiz, do Parque Ecológico do Cedro, da Avenida Elmo Cândido Carneiro, em Natuba, além da pavimentação asfáltica de várias  ruas e avenidas.

A homenagem ao político justifica-se pelo seu êxito na vida pública. Nascido em 22 de setembro de 1899, em Vitória, João Cleofas faleceu em 17 de setembro de 1987, no Rio de Janeiro. Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, era casado com Maria Olenka Carneiro da Cunha de Oliveira. Com ela, teve seis filhos: Maria Deulina, João Murilo, Augusto Oliveira, Maria Violeta, Maria de Lourdes e Maria Dulce.

Na terra das tabocas, foi vereador e prefeito. Na sua gestão, a cidade foi a terceira no Estado a contar com a instalação da iluminação pública. Dezenas de outros serviços foram implantados, como água, telefone e escola agrícola, bem como a construção de canal aberto, de saneamento e drenagem na Avenida Mariana Amália.

Cleofas também esteve representando Vitória na ocupação de deputado federal, estadual e senador. Exerceu ainda os cargos de secretário de Agricultura, Viação e Obras Públicas e ministro da Agricultura. Seu maior reconhecimento a sua terra natal foi a construção, com recursos próprios, do Hospital João Murilo, obra que durou oito anos. Inaugurada em 10 de janeiro de 1969, como homenagem à memória de seu filho, morto em acidente aéreo, no Rio de Janeiro, em 25 de fevereiro de 1960. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *