Para celebrar o 379º aniversário da Batalha das Tabocas, o primeiro grande confronto da insurreição pernambucana, Vitória de Santo Antão preparou uma programação especial neste sábado (03). O evento marcou o aniversário do embate histórico ocorrido em 1645, no alto do Monte das Tabocas, onde os luso-brasileiros derrotaram as tropas holandesas fortemente armadas e conseguiram expulsar os invasores.
Em homenagem à data, foi criada uma grade repleta de atividades, que contou com a 44ª Corrida das Tabocas e o 3º Passeio Ciclístico das Tabocas. A data comemorativa também teve solenidade de hasteamento das bandeiras, pronunciamentos, saída da pira simbólica e da procissão motorizada de Nossa Senhora de Nazaré, além do lançamento do selo comemorativo, apresentação da Banda Marcial 03 de Agosto e da banda Samba das Antigas e Nildo Ventura.
O feriado municipal também marcou o encerramento do Festival Osman Lins. No Pátio Otoni Rodrigues, o público chegou cedo para acompanhar o início da festa, que abriu com o cantor baiano Léo Santana, precedido do DJ Lucas Lucena. No encerramento, a festividade também ficou por conta da Orquestra Avalovara em dueto com cantores da terra. Murilo Huff, por sua vez, foi o último a subir no palco, fazendo o povo cantar junto com ele.
A homenagem ao filho ilustre da Terra das Tabocas, nesta semana, iniciou na quinta-feira (1º), ocasião em que o palco foi tomado por apresentações religiosas, incluindo os padres Fábio de Melo e Rubens Soares, além da Comunidade Católica Resgate. Na sexta-feira (02), a programação continuou com pastores, corais evangélicos, a cantora gospel Sarah Farias e Maddai & Banda.
Osman Lins, falecido em 1978, é um dos escritores mais ilustres de Vitória. Autor de obras como “Lisbela e o Prisioneiro” e “Avalovara”, sua contribuição para a literatura o tornou reconhecido pelos críticos e entusiastas da leitura e das artes. A festa de seu centenário teve início em julho, reunindo artistas, exposições, músicos da região e homenagens.