Alepe rende homenagem aos 60 anos do Grupo JB

Os 60 anos do Grupo JB foram comemorados, nesta terça (28), com uma sessão solene na Alepe. Fundado em 1964, na cidade de Vitória de Santo Antão (Mata Sul), o conglomerado é uma das maiores usinas do setor sucroalcooleiro do Estado, reconhecido pela modernidade e qualidade dos produtos que desenvolve em suas cinco empresas: JB Participações e Investimentos, Alcoolquímica, Lasa Bioenergia, Carbo Gás e Pirapama Bioenergia.

Presidida pelo deputado Henrique Queiroz Filho (PP), a solenidade foi uma proposição do parlamentar Joaquim Lira (PV). “Essa Casa Legislativa não poderia deixar de render homenagem ao Grupo JB, empresa que, ao longo de seis décadas investiu em tecnologia e continuou ousando na modernização de seus processos, alavancando em 2014 a destilaria e transformando o processo de destilação para vácuo”, disse Lira em sua saudação.

“Chegamos a seis décadas e temos uma linha do tempo da qual podemos nos orgulhar profundamente. Agradecemos e homenageamos também todos os que trabalham em nossas empresas e contribuem fundamentalmente no sucesso e na perenidade de nossas operações”, afirmou Carolina Beltrão, representante do Grupo JB.

Histórico
Em agosto de 1964, o Grupo JB inicia sua trajetória, com a compra do Engenho Cachoeirinha. Inicialmente, o empresário Jaime de Vasconcelos Beltrão contou com a ajuda dos filhos Jaime de Vasconcelos Beltrão Júnior e Carlos Alberto Lacerda Beltrão. Junto ao pai, eles dedicaram-se à produção de aguardente.

Com o falecimento do fundador, em 1977, os filhos assumem e iniciam a diversificação dos negócios. Em 1982, com a criação do Proálcool, programa do Governo Federal, eles dão início à produção de álcool.

Em 1996, o Grupo JB compra a destilaria Lasa, localizada em Linhares (ES). A aquisição faz com que a produção do álcool ocorra durante todo o ano. A partir dos anos 2000, a empresa deu início à cogeração de energia elétrica (12.000 MWh/mês), utilizando a biomassa nesse processo.

Já em 2004, o empreendimento começou a produzir CO2, em parceria com a Carbo Gás. Em 2007, adquirem a Companhia Alcoolquímica Nacional, ligada ao Grupo DOW Química; criam a Pirapama Bioenergia em 2008; e, em 2009, incorporam a Companhia Alcoolquímica Nacional.

Foto: Roberta Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *