Vitória recebe Auto da Via Dolorosa no Domingo de Páscoa

Vitória de Santo Antão vai receber, no Domingo de Páscoa (31/03), o espetáculo Auto da Via Dolorosa. A atração se apresentará a partir das 19h30, no Clube Abanadores – O Leão, na Praça Dom Luís de Brito. A peça será encenada ao público de forma gratuita. Ela retrata as XV Estações da Via Sacra, encenando os momentos do calvário do Cristo da sua condenação à ressurreição.

O espetáculo se consolida como uma opereta sacro-erudita, fruto de uma pesquisa sobre o teatro épico e as tragédias gregas, com forte inspiração estética nas artes sacras, influenciadas pelos estilos renascentista, rococó, barroco e tenebrismo, sendo esteticamente diferenciada dos demais espetáculos do gênero, tendo a ritualística litúrgica como fio condutor e uma dinâmica cênica imprevisível e impactante.

Trata-se de uma adaptação do texto original “A Via Sacra”, de autoria do romancista francês Henri Ghéon, com adaptação e direção geral de Thiago Ambriel, assistência de direção de Hemerson Moura, direção musical de Célia Oliveira e preparação de elenco por Quiércles Santana. A apresentação no município é uma parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte).

“Vitória era carente de espetáculos assim. Junto com o prefeito Paulo Roberto, a gente tem conseguido articular essas parcerias e trazer para a cidade apresentações de qualidade. É bom para o público, para quem gosta de participar do meio artístico. É uma convocação nossa e um presente de Páscoa para a população. Convide mais uma pessoa e participe”, sugeriu Demétrius Lisboa, gestor da Seculte.

Este ano, o projeto completa 10 anos de existência realizando a sua XIIIª temporada, com patrocínio da Fundarpe, Secult/PE e Governo do Estado, através do “15º Edital Pernambuco de Todas as Paixões”. Das novidades desta temporada, estão algumas músicas que incrementarão o repertório da opereta e a inserção do “Coro dos Penitentes”, com participação especial de um coral voluntário composto por 15 cantores, incluindo idosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *