A posse de dom de Paulo Jackson aconteceu neste domingo (13) no Ginásio Geraldo Magalhães, o Geraldão. A missa com rito de posse começou às 15h, com a recepção de dom Paulo pelo colégio de consultores arquidiocesano, no portão principal do Ginásio. Logo após, dom Paulo saudou as pessoas presentes,um momento que emocionou a todos. Logo depois, deu-se início o rito de posse, com a apresentação do decreto pontifício ao colégio de consultores, depois leitura das letras apostólicas pelo presidente da comissão de liturgia arquidiocesana, Padre Moisés Ferreira. Em seguida, dom Fernando Saburido fez um agradecimento a todos, por todo apoio recebido nesses 14 anos de pastoreio.
“É um momento muito emocionante, por que eu fiquei à frente da arquidiocese por 14 anos,eu peço que todos ajudem dom Paulo Jackson nesta missão”, disse. Após a fala do arcebispo emérito, o momento com maior simbolismo da celebração: dom Fernando entrega o báculo de dom Vital, que está em processo de canonização, a dom Paulo Jackson e o conduz a cátedra, é neste momento que se oficializa a nomeação pontifícia que confirma dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa como arcebispo de Olinda e Recife.
Após o rito, deu-se início a santa missa que contou com aproximadamente 35 bispos, entre eles, o presidente da CNBB dom Jaime Spengler. “Eu costumo dizer que não é dom Paulo que toma posse,e sim,a arquidiocese que toma posse de dom Paulo, um momento marcante para a igreja de Olinda e Recife e para toda a igreja do Brasil”, destacou. Além dos bispos, estiveram presentes também 300 padres, cerca de 70 diáconos, centenas de religiosos e religiosas e milhares de fiéis. Entre as autoridades civis, a vice- governadora Priscila Krause e o prefeito de Recife João Campos.
Desde que foi criada, a arquidiocese de Olinda e Recife já teve 31 bispos e 8 arcebispos. Dom Paulo toma posse de uma das maiores arquidioceses do Brasil com 19 municípios e o arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo são 150 paróquias e aproximadamente 4 milhões de pessoas. Aos jornalistas, dom Paulo falou em poucas palavras qual será sua linha de pastoreio. “Minha linha de pastoreio é a do Papa Francisco, da igreja. Que seja uma igreja orante, samaritana,querigmática e evangelizadora”, frisou.