Após dois anos sem a folia de momo, a alegria voltou a Pernambuco com o Carnaval 2023, festa que levou a tradição carnavalesca a todas as regiões do Estado, do litoral ao Sertão. Neste ano, o Governo de Pernambuco investiu R$ 24 milhões no Carnaval, dos quais cerca de R$ 6 milhões foram voltados para contratações artísticas apenas por parte da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O apoio foi exclusivo para manifestações tradicionais como maracatus, caboclinhos, cavalos-marinhos, agremiações de frevo, artistas e grupos habilitados na Convocatória para o Ciclo Carnavalesco 2023.
Para o Carnaval 2023 foram contratadas, via Secult-PE/Fundarpe, 446 artistas e grupos culturais, todos pernambucanos (ou detentores do título de cidadão pernambucano) e habilitados pelo edital do Ciclo Carnavalesco 2023. A contratação de atrações 100% pernambucanas buscou valorizar o artista popular e o setor cultural, um dos mais sacrificados nos dois anos de restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Durante o período carnavalesco uma série de encontros voltados para a valorização da cultura popular também foram apoiados pela Secult-PE/Fundarpe, dentre eles a 8ª edição do Os bois brilham no Carnaval de todos; o 31º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco; o 8ª Encontro de Burrinhas, Caboclinhos, Catirinas e Maracatus de Pernambuco; o 23º Encontro Estadual de Afoxés de Pernambuco; o 17º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca; e o Polo Afro Nação Xambá.
Foram realizadas 542 apresentações artísticas durante o Carnaval 2023, das quais 53,32% destinadas a grupos de cultura popular como maracatus, caboclinhos, afoxés, bois, ursos e cocos, entre outros; 30,81% destinados para música e pouco mais de 15% para dança e orquestras de frevo.
Foto: Felipe Bessa/Secult-PE