A Alepe empossou nesta quarta (1°), em cerimônia aberta ao público, os 49 deputados e deputadas estaduais eleitos em 2022 para representar a população pernambucana. Presidida pelo deputado Aglailson Victor (PSB), a solenidade marcou o início da 20ª Legislatura — que vai até 31 de janeiro de 2027. A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause compareceram ao evento, realizado no Plenário Eduardo Campos.
Entre os parlamentares, 24 foram reeleitos, 22 assumiram o mandato pela primeira vez e outros três retornam à Casa depois de terem atuado em outros quadriênios (veja a lista abaixo). “Com o juramento de posse, estamos assumindo o compromisso de fazer ecoar, neste Parlamento, as necessidades mais urgentes e prementes do nosso povo”, pontuou Aglailson Victor, ressaltando a confiança que os pernambucanos depositaram nos representantes eleitos.
“Desempenharemos uma das mais nobres e importantes funções da sociedade, que é a de legislar. Teremos a missão de elaborar leis que transformem para melhor a realidade da população, além de fazer as fiscalizações contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE)”, acrescentou o presidente da sessão.
Raquel Lyra, por sua vez, registrou a importância de unir os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em benefício da coletividade. “Precisamos trabalhar por todos. Para conseguir levar melhorias para a vida dos pernambucanos — especialmente aqueles que sofrem e ainda passam fome — contarei com os integrantes desta Casa.”
A governadora frisou a peculiaridade da nova gestão, formada por duas ex-deputadas estaduais .“Reconheço a relevância da Alepe, principalmente por ter atuado nela. Sei que ninguém faz nada sozinho”, pontuou. “Os integrantes deste Poder têm o duro trabalho de ouvir, representar e agir em nome do povo. Devemos tirar boa parte da população da invisibilidade, especialmente em áreas como saneamento, moradia, segurança pública, saúde e educação”, enfatizou Lyra.
Rito
Uma vez instalada a Sessão Solene, o presidente da mesa fez a chamada nominal dos parlamentares que foram diplomados no último dia 19 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Atendendo às formalidades previstas no Regimento Interno da Alepe e na Carta Magna do Estado, Aglailson Victor prestou o compromisso constitucional, acompanhado pelos outros integrantes do Legislativo.
Na sequência, a presidência foi assumida pelo deputado Pastor Cleiton Collins (PP), permitindo que o colega fosse o primeiro a receber o distintivo parlamentar e assinar o termo de posse. O parlamentar do PSB, então, reassumiu o posto e iniciou o processo de entrega dos bótons aos demais deputados e deputadas, em ordem alfabética.
A mesa dos trabalhos ainda foi composta pela deputada Simone Santana (PSB); pelo presidente do TRE-PE, André Guimarães; pela vice-presidente do TCE-PE, Teresa Duere; pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Élio Wanderley; e pela vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.
Deputados da 20ª Legislatura
Abimael Santos (PL)
Adalto Santos (PP)
Aglailson Victor (PSB)
Alberto Feitosa (PL)
Álvaro Porto (PSDB)
Antonio Coelho (União)
Antônio Moraes (PP)
Chaparral (União)
Claudiano Martins Filho (PP)
Danielle Portela (PSOL)
Dannilo Godoy (PSB)
Débora Almeida (PSDB)
Delegada Gleide Ângelo (PSB)
Doriel Barros (PT)
Eriberto Filho (PSB)
Fabrizio Ferraz (Solidariedade)
France Hacker (PSB)
Francismar Pontes (PSB)
Gilmar Júnior (PV)
Gustavo Gouveia (Solidariedade)
Henrique Queiroz Filho (PP)
Izaías Régis (PSDB)
Jarbas Filho (PSB)
Jeferson Timóteo (PP)
João de Nadegi (PV)
João Paulo (PT)
João Paulo Costa (PCdoB)
Joãozinho Tenório (Patriota)
Joaquim Lira (PV)
Joel da Harpa (PL)
José Patriota (PSB)
Kaio Maniçoba (PP)
Luciano Duque (Solidariedade)
Lula Cabral (Solidariedade)
Mário Ricardo (Republicanos)
Nino de Enoque (PL)
Pastor Cleiton Collins (PP)
Pastor Júnior Tércio (PP)
Renato Antunes (PL)
Rodrigo Farias (PSB)
Rodrigo Novaes (PSB)
Romero Albuquerque (União)
Romero Sales Filho (União)
Rosa Amorim (PT)
Sileno Guedes (PSB)
Simone Santana (PSB)
Socorro Pimentel (União)
Waldemar Borges (PSB)
William Brigido (Republicanos)