Multidão vai às ruas para celebrar o Dia de Santo Antão em Vitória

Vitória celebrou nesta terça-feira (17/01) o dia do padroeiro Santo Antão. Para celebrar a data, pela manhã, ocorreu a solene concelebração eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, além de padres da região.

À tarde, foi realizada a missa encerramento, presidida por Dom Jose Ruy da Silva, bispo diocesano de Caruaru. Em seguida, a tradicional procissão foi às ruas do Centro, Matriz e Livramento, com as imagens de Santo Antão e São Sebastião. A Banda Marcial 03 de Agosto e do Colégio Pedro Ribeiro participaram do cortejo.

Este ano a festividade chegou à 398ª edição e teve como tema “neste ano sinodal, caminhemos em comunhão, rumo aos 400 anos de devoção ao glorioso Santo Antão”. Na Praça da Matriz, ocorreram os shows do Padre João Carlos e da Orquestra Avalovara. A noite de festa contou ainda com a Vila das Artes – feira de artesanato.

A história retrata que a devoção foi iniciada através do fundador da cidade, Diogo de Braga, oriundo da Ilha de Santo Antão, localizada em Cabo Verde. Aqui ele estabeleceu-se com a família e agregados onde teve origem o povoado e posteriormente se formou a cidade. Dedicando-se principalmente à criação de gado, a região tornou-se um conjunto de fazendas criadoras pertencentes aos mesmos. Diogo Braga fez erigir uma capela sob a invocação de Santo Antão, não apenas por ser o mesmo o padroeiro de sua terra-natal, mas também por ser considerado o patrono dos criadores de gado e protetor dos animais.

1 / 16



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *