Com muita expectativa, os vitorienses aguardam pelo desfile cívico de Sete de Setembro, nesta quarta-feira, após dois anos sem apresentações por conta da pandemia de Covid-19. Para voltar fazendo jus à tradição local, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, encerrou os preparativos e aguarda um bom público prestigiando o evento, que tem início às 14h. O desfile vai celebrar dois séculos da emancipação política do país, com as escolas fazendo uma linha do tempo com os fatos importantes sobre a independência de nosso território.
Com o tema “Brava gente brasileira”: homenagem da Vitória de Santo Antão ao bicentenário da Emancipação do Brasil (1822-2022), o ato será iniciado no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, na Avenida Mariana Amália, com os desfiles das autoridades como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Tiro de Guerra (TG 07/004), além de pelotões de 29 escolas municipais e três escolas estaduais.
Entre os subtemas, a Revolução Pernambucana de 1817 e a Convenção de Beberibe de 1821, por exemplo, serão retratadas fazendo referência à independência do país. “Cada escola trará um recorte desse período marcante na história de nossa nação, pois foi quando nos tornamos independentes de Portugal. Nosso desfile será bem organizado e está sendo muito esperado pelas pessoas, principalmente pelos alunos e pelas bandas marciais que há dois anos não saem às ruas nessa data festiva”, destacou Carmelo Souza, secretário de Educação de Vitória.
“Fizemos a entrega de novos fardamentos às nossas bandas marciais para repaginar o nosso dia Sete de Setembro. Teremos também os desfiles de escolas da zona rural fazendo o percurso igual às escolas da zona urbana. Todo mundo está convidado a comparecer nessa data tão marcante e tradicional para o nosso município. Visitantes de outras cidades serão bem vindos aqui em Vitória. Será uma festa muito marcante para o nosso município”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.
Trânsito
Em virtude do desfile, as vias próximas ao Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, Avenida Mariana Amália, Praça Duque de Caxias e Praça da Matriz, estarão fechadas durante toda esta quarta-feira. Profissionais da Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (AGTRAN) estarão orientando aos motoristas.