“A Educação vai ser um eixo central daquilo que nós queremos para o futuro de Pernambuco!” Essa foi a mensagem que o deputado federal Danilo Cabral deixou ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, em reunião na manhã desta quarta-feira (16), na sede da entidade, no Recife. “Eu quero ser o governador da Educação”, cravou o pré-candidato ao Palácio do Campo das Princesas pelo PSB.
Danilo foi secretário de Educação do ex-governador Eduardo Campos e ajudou a construir a revolução pela qual a educação pública vem passando em Pernambuco desde 2007. Neste ano, o acesso ao ensino médio em tempo integral no estado foi universalizado, por exemplo. Na Câmara dos Deputados, ele é integrante da Comissão de Educação, a qual presidiu de 2018 a 2019.
“A universidade é parte estratégica das respostas que precisamos dar aos problemas do Brasil. Quero reafirmar o compromisso de fazer articulação permanente”, destacou Danilo, reforçando sua condição de constante diálogo com o segmento. O deputado também é integrante da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais.
No encontro, o reitor da UFPE apresentou uma lista de ações que podem ser frutos de parcerias entre a universidade e o Estado. A principal pauta seria a construção de um parque de inovação no prédio da Sudene. O segmento é uma expertise dos governos do PSB, que teve, inclusive, à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia o ex-governador Eduardo Campos, na primeira administração Lula.
“A gente tem uma frase: ‘não somos uma universidade de Pernambuco; somos uma universidade para Pernambuco’”, comentou Alfredo Gomes, salientando a disposição da UFPE em estabelecer parcerias com o Governo de Pernambuco na gestão Danilo Cabral.
Entre as demais pautas debatidas, estão a reorganização do comércio nas proximidades do Hospital das Clínicas e a modernização do Centro de Convenções da UFPE.
Foto: Marcus Mendes