A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, divulgou na manhã desta quarta-feira (23/02), um decreto que orienta aos proprietários de clubes, agremiações, bares, churrasquinhos, e assemelhados sobre o funcionamento no período que aconteceria o Carnaval. Estão proibidos shows e qualquer entretenimento por som mecânico que venham a provocar aglomeração nestes locais no período de 25 de fevereiro a 02 de março. A determinação é um adendo ao decreto n° 147/2022, que determina o cancelamento do ponto facultativo durante o período carnavalesco.
Essa é uma das medidas para assegurar as recomendações dos órgãos estaduais de saúde no que se refere ao combate à Covid-19 e à Influenza. O proprietário do estabelecimento que desobedecer às normas estará sujeito à cassação do alvará de funcionamento e outras intervenções da Vigilância Sanitária. “Estivemos reunidos com a nossa equipe técnica e decidimos tomar medidas para evitar eventuais aumentos dos índices do cenário epidemiológico”, destacou o prefeito Paulo Roberto.
Outra medida tomada pelo gestor foi a sanção da segunda edição do Auxílio Emergencial José Varela, que concede benefício financeiro às entidades e pessoas físicas inclusas no ciclo carnavalesco do município. Os valores variam entre R$ 170,00 e R$ 1.200,00 e serão pagos em parcela única. “Apesar da ausência da festa, nenhuma entidade será prejudicada. Esse auxílio vai ajudar e muito aos blocos, vendedores de abadás, músicos, figurinistas e os demais envolvidos no circuito carnavalesco”, finalizou o prefeito.
Cenário epidemiológico – Desde o início da pandemia, até esta terça-feira (22/02), o município contabilizou 10.916 casos positivos da Covid-19, com 341 evoluindo para óbito e 7.095 recuperações após cumprir o período de isolamento domiciliar.