Se recuperando da derrota para o Retrô na última rodada, o Sport venceu o Vera Cruz neste sábado (5), diante do seu torcedor. Na Ilha do Retiro, o Leão construiu o placar no segundo tempo, com destaque para as mudanças feitas por Gustavo Florentín. Os atacantes Jáderson, Flávio e Cristiano marcaram para fechar o 3×1 rubro-negro pelo Campeonato Pernambucano. Pelo Galo do Maués, Braga diminuiu a diferença.
Sem centroavantes disponíveis, Florentín optou por promover o atacante Flávio, prata da casa, como titular pela primeira vez na carreira. Mesmo após demonstrar insatisfação com o início de temporada do meia Denner, o camisa 88 seguiu no time titular.
A etapa inicial foi de poucas oportunidades e muita disputa entre as duas equipes. A primeira chegada foi aos três minutos, quando Sander tabelou com Juba pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Flávio, que, na marca do pênalti, errou a cabeçada. Aos 24, Índio chutou de fora da área e obrigou Maílson a realizar a defesa.
A chance mais perigosa do primeiro tempo foi dos visitantes. Após erro de passe de Denner no meio-de-campo, Índio avançou pela esquerda e serviu Ramires, que finalizou raspando a trave rubro-negra, aos 35. Instantes depois, o Sport respondeu. Jaílton errou na saída de bola e Juba infiltrou na área para finalizar em cima de Ciriaco, que defendeu com tranquilidade.
Insatisfeito com o desempenho do Sport na primeira etapa, Gustavo Florentín promoveu três alterações antes da bola voltar a rolar. Entraram Jáderson, o estreante Blas Cárceres e Ewerthon nos lugares de Ray Vanegas, Denner e Ezequiel.
As modificações surtiram efeito e o Leão voltou do intervalo mais intenso e com mais atitude dentro de campo. Após boa jogada individual de Jáderson pelo lado direito, o ponta encontrou Blas na entrada da área, e o meio-campista chutou fraco para a defesa de Ciriaco.
A bola parada passou a ser um recurso bem utilizado pelo Leão, que chegou com perigo em uma cobrança de falta ensaiada, aos 17, onde Juba encontrou Thyere sozinho na área, e aos 19, quando Juba cobrou escanteio na cabeça de Chico, que cabeceou com perigo.
O placar só veio a ser aberto aos 23 minutos, quando Flávio encontrou Ewerthon bem colocado no lado direito da grande área e o lateral cruzou na medida para Jáderson. O camisa 20 se jogou na bola e mandou para o fundo das redes, marcando pela terceira vez com a camisa rubro-negra.
Aos 31, o Leão marcou novamente. Luciano Juba cobrou falta na trave e, no rebote, Flávio chegou sozinho para marcar seu primeiro gol como profissional. O terceiro gol leonino também partiu dos pés de um prata da casa. Após cruzamento oriundo da esquerda, o atacante Cristiano bateu de perna esquerda e converteu.
O Vera Cruz diminuiu no último lance da partida, com um belo gol de Braga, que acertou um forte chute de esquerda, de fora da grande área. O jogador foi formado na base do Sport, onde ficou até o sub-19, antes de se transferir para o Retrô.
Folha de Pernambuco