A Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão aprovou na tarde desta sexta-feira (03/12), em sessão extraordinária, as contas da gestão do prefeito ex-José Aglailson (PSB), do exercício 2007, e as do ex-prefeito Elias Lira (PSD), relativas aos anos de 2010, 2013 e 2014.
No julgamento de Zé do Povo, como é conhecido Aglailson, por 18 votos a 1, os parlamentares foram contra o parecer técnico prévio expedido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, que orientava a reprovação. Os vereadores seguiram o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Diogo de Braga e aprovaram as contas do ex-prefeito.
André Carvalho (PDT) foi o único contra a aprovação. “É claro que ele deixa um legado para a cidade. Mas acho que o compromisso dessa casa é a gente pensar no futuro. Pensar que a partir de agora se todo prefeito que passar pela prefeitura cometer alguma irregularidade, ele sabe que é só convencer a maioria dos vereadores que ele está impune. Eu acho que a gente não deveria mandar essa mensagem para a sociedade”, argumentou.
Carlos Henrique (PP) foi favorável à aprovação. “O Tribunal de Contas fala que houve indícios e não que houve de fato irregularidades. Ninguém pode ser condenado, como o vereador André de Bau falou, por meros indícios”, disse.
Seguindo o parecer do TCE-PE, as contas de Elias Lira do exercício 2010 e 2014 foram aprovadas com ressalvas por maioria dos presentes: 18 votos. Já as contas relativas ao ano de 2013, foram aprovadas por unanimidade: 19 votos.