Na manhã desta quarta-feira (22/09), a Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Vitória de Santo Antão anunciou a nova redução de idade para vacinação contra a Covid-19 para os adolescentes a partir dos 15 anos de idade e também jovens com comorbidades a partir dos 12 anos. Todos precisam fazer o cadastro no site: vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br. O público em geral anexa comprovante de residência, e o jovens com as comorbidades precisam também incluir a declaração assinada pelo médico responsável. É preciso estar acompanhando de um responsável maior de idade no momento da vacinação. A lista completa de comorbidades autorizadas à vacinação também está disponível no site.
“A cada vacina aplicada, é uma dose de esperança. Nossa equipe da secretaria de Saúde e Bem-Estar está trabalhando incansavelmente para que todos estejam vacinados o mais rápido possível”, disse Bruna Dornelas, secretaria de Saúde e Bem-Estar.
Outro grupo que também está sendo vacinado na cidade é composto por todas as gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto (puérperas). Elas devem procurar o Centro de Saúde da Mulher (CESMU), na Avenida Silva Jardim, bairro da Matriz, para se cadastrar e receber a imunização. Já os demais públicos são atendidos no Colégio Municipal 03 de Agosto, no Vitória Park Shopping e nos drive-thru do Samu e no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues.
Até a tarde da última terça-feira (21/09), já foram vacinadas 131.991 mil pessoas, sendo 87.269 com a primeira dose e 43.455 com a segunda, e 1.267, dose única.
INTERVALO – A Prefeitura da Vitória também conseguiu reduzir o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer. Agora o prazo entre as duas vacinas é de 60 dias. Quem já tomou a primeira dose basta ir no mesmo local, a partir do 60º dia e receber o imunizante que completa o ciclo de vacinação. O intervalo para as doses da Astrazeneca é de 90 dias e da Coronavac é de 28 dias.
“Nosso papel enquanto gestão municipal é cuidar das pessoas. Temos uma equipe capacitada para atender toda população. Contamos com comparecimento nos postos de vacinação. Precisamos cada vez avançar na vacinação”, concluiu o prefeito Paulo Roberto. Atualmente mais de 4 mil pessoas não compareceram para completar o esquema vacinal.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – Desde o início da pandemia, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que, desde o início da pandemia até a última terça-feira (21/09), foram notificados 7.283 casos positivos da COVID-19 no município. Dentre os casos positivos, 317 evoluíram para óbitos, 6.657 estão recuperados após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentarem mais sintomas. As informações são referentes à base de dados e ao monitoramento municipal, e foram atualizados até a tarde da última terça-feira (21/09), às 15 horas.