A Hecatombe do Rosário completa 141 anos do seu acontecimento neste domingo (27/06). Para marcar a passagem da data, o filme produzido pelo vitoriense Djalma Andrade, que conta a história do ocorrido será exibido às 17h, através do YouTube. O objetivo é resgatar a história de um dos maiores massacres acontecidos no Brasil do Segundo Império, acontecido em 1880 na então “Cidade da Victória”, hoje Vitória de Santo Antão
Segundo afirma a história, em 27 de junho, véspera das eleições municipais para Juízes de Paz e Vereador, o racha interno no partido Liberal, que originara duas correntes políticas disputando o poder na região, os “Cachorros” e os “Leões”, resultou em um embate sangrento e macabro, que culminou na morte de 17 pessoas e dezenas de feridos. Os envolvidos eram principalmente senhores de engenho da oligarquia canavieira da época na região. E não bastasse a violência do fato, este se deu dentro de um templo católico dos mais antigos do Estado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, datada do início do século XVIII, e desde 1985 tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.
A produção do filme durou cerca de um ano e quatro meses. O lançamento oficial ocorreu em 2019. Com profunda pesquisa de variadas fontes e depoimentos de alternadas vertentes e conteúdos, foi traçada uma narrativa que resultou em um valoroso trabalho documental, até então inexistente e que agora será apresentado publicamente. “A ideia surgiu através da minha curiosidade. Eu sempre tive o fascínio por essas histórias e essa especificamente, porque tem relação com a minha cidade”, justificou Djalma Andrade.
Assista, a partir das 17h:
Foto: Reprodução