Mais uma fase de vacinação tem início em Vitória de Santo Antão. A partir desta quinta-feira (27/05), todas as pessoas com mais de 18 anos com comorbidade ou com deficiência permanente que sejam ou não cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem se inscrever para receber a vacina contra Covid-19.
O cadastro deve ser realizado no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br. No sistema on-line, a pessoa precisa anexar um comprovante de residência, documento de identificação oficial com foto e a declaração de comorbidades ou deficiência (existe um modelo disponível no mesmo site e também nas unidades básicas de saúde).
No lugar do laudo, as pessoas com deficiência têm a opção de utilizar o laudo médico, cartões de gratuidade de transporte público que indiquem a condição, documentos comprobatórios de atendimentos em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, documento oficial com a indicação da deficiência ou qualquer documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.
Após o cadastro é preciso aguardar a liberação do sistema e só então proceder o agendamento escolhendo dia e hora para receber o imunizante, que para esse grupo é da Astrazeneca. No dia de receber a vacina, a pessoa deve levar uma cópia dos documentos que foram anexados no momento do cadastro para entregar no ponto de vacinação. Também precisa levar, mas nesse caso só para apresentar: documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.
As vacinas estão sendo aplicadas, de domingo a domingo, no Colégio 03 de Agosto e no drive-thru instalado na sede do Samu. Outro polo de vacinação funciona, de quinta a sábado, também para pessoas de carro, no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues. Por causa do novo decreto do Governo do Estado publicado na última terça-feira (25/05), o ponto do Vitória Park Shopping funciona apenas de segunda a sexta.
No Colégio 03 de Agosto e no Vitória Park Shopping, também está sendo realizado o cadastro para que as pessoas sejam vacinadas, além de funcionar um ponto itinerante de atendimento do Bolsa Família para informações e outros serviços. Quem for se vacinar pode levar um quilo de alimento não perecível para ajudar na campanha “Dose que alimenta”, que arrecada mantimentos para serem distribuídos com família carentes.
COMORBIDADES – Segue uma lista das doenças que dão direito à vacinação: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas grave; hipertensão arterial resistente e nos estágios 1,2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatia congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; anemia falciforme; e cirrose hepática. A política de vacinação do município, que respeita as determinações do Ministério da Saúde, também inclui a vacinação de pessoas de 18 a 59 anos que sejam imunossuprimidas, transplantadas; portadoras de HIV; que tenham doença renal crônica em diálise ou obesidade mórbida (com índice de massa corporal igual ou maior que 40).