Você sabe a diferença entre roubo ou furto? Roubo e furto são crimes contra o patrimônio. Roubo é crime mais grave, descrito na lei como subtração, mediante grave ameaça ou violência. O furto é um crime menos grave, pois não há violência.
O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A lei também prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite, e para os casos de furto de pequeno valor, permite diminuição ou até perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa, é o chamado furto privilegiado.
Já para o roubo a pena prevista é de 4 a 10 anos e multa com aumento de pena para o cometimento de crime sob certas circunstâncias como, utilização de arma, auxílio de mais uma pessoa, restrição de liberdade da vítima, entre outras.
Na última semana, a Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgou o balanço dos três primeiros deste ano. Em Vitória de Santo Antão, segundo as estatísticas, foram registrados 171 casos de roubos e furtos. Janeiro foi o mês com mais casos que chegou a contabilizar 70 crimes. Já em fevereiro esse número caiu para 46. Em março, mais 55 casos fecharam os números. O ano passado [2020], a Terra das Tabocas, computou 911 casos.
Segundo a Polícia Militar, houve uma diminuição de 45% (baixou-se de 484 para 266 os registros de assaltos) na área do 21º Batalhão ao longo do primeiro trimestre deste ano. Em março, ocorreu a terceira maior redução de Crimes Violentos Contra o Patrimônio de Pernambuco.
Mesmo com os números apontando uma diminuição, a realidade enfrentada pelos moradores é outra. Apesar de serem vítimas da violência, muita gente não dá importância ao registro da queixa crime, o que faz com que não tenha aumento nas estatísticas.