Imagens de ossadas amontoadas no Cemitério São Sebastião, na área urbana de Vitória de Santo Antão, circularam nas redes sociais nesta quarta-feira (17). No vídeo, um morador diz estar preocupado com a situação, tendo em vista o período de pandemia e as residências próximas do cemitério municipal. Em nota à imprensa, a prefeitura da cidade disse que identificou o problema e que o descarte foi realizado pela gestão anterior.
“Ao assumir a gestão, em janeiro deste ano, foi identificado o problema de descarte ilegal e sem respeito que era dado aos ossos das pessoas enterradas no cemitério pela gestão anterior. É preciso destacar que no local não há corpos em decomposição, são ossadas que estão lá desde o governo anterior”, explica a nota.
A gestão municipal também disse que decidiu não dar continuidade “a esse tipo de ação de descarte ilegal e desrespeitoso e, após consultar a procuradoria-geral do município, decidiu que irá levar as ossadas para serem enterradas em dois outros cemitérios do município, na zona rural”.
Finalizando a nota, a prefeitura também explicou que o Cemitério São Sebastião está superlotado e que dois projetos de lei serão enviados à Câmara Municipal para que dois novos cemitérios, incluindo crematórios, sejam construídos na cidade.