Foi sancionada, pelo prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), nesta segunda-feira (15/03), a Lei 4465/2021, aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes à sessão. Com isso, o município está autorizado a adotar um orçamento especial para compra direta de vacinas, insumos e equipamentos pelo consórcio de cidades mobilizado pela Frente Nacional de Prefeitos.
Vitória foi um dos três primeiros municípios pernambucanos a assinar a intenção de compras pelo consórcio da Frente Nacional de Prefeitos. “Com essa lei aprovada pelos vereadores, saímos na frente. Vamos nos antecipar, para quando chegar a possibilidade comprar vacinas, Vitória estará pronta para fazê-la”, destacou o prefeito Paulo Roberto.
Para o secretário de Saúde, Eudes Lorena, “a possibilidade de compra pelo município vai agilizar a chegada de novas doses e adiantar o processo de imunização dos vitorienses”, destacou Lorena.
VACINAÇÃO – O plano de vacinação em Vitória de Santo Antão começou no dia 19 de janeiro com a chegada das primeiras doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã, em parceria com o laboratório chinês. As etapas de vacinação na primeira fase avançaram e hoje a cidade totaliza o recebimento de mais de 6 mil vacinas dos tipos Coronavac e Astrazeneca.
Os imunizantes utilizados estão sendo aplicados nos idosos a partir de 78 anos, em profissionais de saúde e de várias categorias, alguns, inclusive, tendo recebido a segunda dose. Também já foi iniciada a aplicação das doses nos coveiros e funcionários de funerárias que têm contato direto com cadáveres potencialmente contaminados.
Foto: Lays Freitas