Paróquia São Vicente de Paulo, em Vitória, celebra o padroeiro nos 50 anos da comunidade

A Paróquia São Vicente de Paulo, em Vitória de Santo Antão, celebrou o padroeiro nos 50 anos da comunidade. Uma história de luta acompanhada desde o início pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que morava em Vitória nos anos 70. “Na época, a comunidade São Vicente de Paulo nasceu como capela da Paróquia do Livramento, minha paróquia de origem”, explica dom Fernando. “Eu vivi toda a preparação e todo o esforço da comunidade para erguer a capela”, contou.

O arcebispo celebrou na noite da última quinta-feira (24) a missa de abertura da festa. Foi recebido com alegria pelos fiéis e pelo pároco, padre Alberto Milanez. Na homilia, dom Fernando fez questão de comentar o seu carinho pela cidade e por seu povo “trabalhador e de fé”. Falou com gratidão sobre o senhor Egnício Lira, morador da comunidade que lutou sem medidas para erguer a capela e animar a vida cristã em Maués.

“Sem dúvida, foi um dos maiores colaboradores para que hoje estivéssemos aqui. Já maduro, decidiu fazer parte do clero arquidiocesano como diácono permanente, entregando-se à Igreja até sua morte, em 2010”, disse dom Fernando. É na matriz de São Vicente de Paulo onde está o túmulo do diácono Egnício, como forma de respeito e agradecimento da comunidade pelo homem que foi.

Para o pároco, padre Alberto Milanez, a presença de dom Fernando é sempre motivo de alegria para os vitorienses de Maués. “Receber o bispo é sempre uma honra e saber que ele aqui viveu e descobriu sua vocação é uma grande alegria, por isso o recebemos como amigo, como um de nós”, comentou.  Dom Fernando nasceu em Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, e foi ainda criança morar em Vitória. Fez a catequese para a Primeira Eucaristia na Paróquia do Livramento, e lá descobriu sua vocação, seguindo para o seminário.

A festa de São Vicente de Paulo seguiu até este o domingo (27). A imagem do padroeiro saiu em carreata da paróquia e percorreu as ruas do bairro. A celebração de encerramento foi presidida pelo pároco, padre Alberto Milanez. O encerramento contou ainda com a benção do Santíssimo Sacramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *