PM faz orientação e fiscalização em duas etapas a bares e restaurantes em Vitória; três pessoas foram encaminhadas à delegacia

Com números da Covid-19 em estabilização, as medidas preventivas continuam sendo cobradas e fiscalizadas pelo Governo do Estado. O uso de máscara em ambientes públicos é item obrigatório e regulamentado por lei e horários para o funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes também. Para prevenir e fazer cumprir o decreto estadual, a Polícia Militar, através do 21º Batalhão, realizou uma ação envolvendo mais de 30 policiais na noite desta sexta-feira (21) em Vitória de Santo Antão. A vistoria começou por volta das 21h.

De forma educativa, os militares informaram as regras e o período de funcionamento de cada estabelecimento – explicando quais medidas seriam aplicadas, caso a determinação fosse descumprida.

A segunda etapa da inspeção iniciou às 22h nas Praças da Matriz e Mangueira, além da Avenida Mariana Amália, Avenida Henrique de Holanda e bairros do município. De acordo com o relatório divulgado na manhã deste sábado (22) pelo tenente-coronel Adriel Serafim, comandante da unidade, em uma das ocorrências um homem de 35 anos foi detido por desobedecer uma ordem legal e reagir violentamente contra o efetivo. Ainda segundo a polícia, outro rapaz de 27 anos tentou tomar a arma de um policial militar durante a abordagem. Houve luta corporal com o PM e o agressor foi contido.

“O militar sofreu escoriações nos membros superiores e chegou a perder sua arma por alguns instantes, porém nesse momento, o restante da patrulha conseguiu conter os envolvidos e encaminhou o imputado até a delegacia de Polícia Civil para aplicação das medidas cabíveis. Na ocasião, foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para o primeiro capturado e para o segundo foi lavrado um termo de auto de prisão em flagrante delito”, diz o relatório.

Ainda em diligências, as equipes flagraram um bar em funcionamento após o horário permitido. Para tentar enganar a polícia, o proprietário apagou as luzes, mas a atitude impulsiva foi observada pelos militares. O dono do estabelecimento também assinou um TCO e foi liberado. No bairro de Redenção, outro comerciante foi encaminhado à delegacia para assinar um TCO.

“Mesmo com a resistência da população tivemos que usar a força necessária apenas em uma das ocorrências. Nosso intuito, primeiramente, foi conscientizar e explicar o que pode ou não ser feito, porém algumas pessoas ainda resistem, tentam enfrentar o policiamento e quem insistir em ir de encontro ao efetivo será encaminhado à delegacia por descumprir uma medida preventiva para o bem da própria sociedade”, disse o comandante em entrevista ao Blog Nossa Vitória.

De acordo com o oficial, as fiscalizações continuam neste sábado (22) e domingo (23). “Estaremos nas ruas mais uma vez orientando, conscientizando as pessoas, os proprietários de estabelecimentos comerciantes, seja bar, lanchonete e restaurante. O trabalho mais uma vez será intenso e caso haja contraposições aplicaremos o que prevê a lei”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *