Dez pessoas foram conduzidas à delegacia
Com a forte atuação da Polícia Militar, através do 21º Batalhão, aliados as equipes da Agência Pernambucana da Vigilância Sanitária Estadual, bem como agentes da Vigilância Sanitária do município e a Guarda Civil Municipal de Vitória de Santo Antão, mais de 50 estabelecimentos foram fiscalizados neste fim de semana. Ao todo, 10 pessoas foram encaminhadas à delegacia de Polícia Civil por descumprir o decreto estadual.
As ações iniciaram na última sexta-feira (21) chefiada pelo tenente-coronel Adriel Serafim, comandante da unidade responsável pelo policiamento. No sábado (22) e domingo (23), as investidas policiais ficaram sob a responsabilidade do major Pedro Morais. Mais de 30 PMs foram designados a orientar e fiscalizar as medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos sanitários.
As Praças da Matriz, Livramento e Mangueira, além das Avenidas Mariana Amália e Henrique de Holanda, como também os bairros Lídia Queiroz, Maués, Redenção e Bela Vista, foram os principais alvos das equipes.
INSPEÇÃO OCORREU EM DUAS ETAPAS
A partir das 20h, os proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes foram instruídos sobre o horário de funcionamento dos serviços e o distanciamento das mesas, uso de álcool em gel ou em 70%, limpeza dos ambientes e evitar principalmente aglomerações. O aviso foi uma cortesia concedida pela Polícia Militar, tendo em vista, que todos já haviam sido informados sobre as disposições do documento.
Logo em seguida, às 22h, a segunda etapa foi deflagrada. Os possuidores dos estabelecimentos comerciais flagrados pelos militares desobedecendo a determinação foram encaminhados até o Complexo da Polícia Civil, sediado na Avenida Henrique de Holanda, para que fossem aplicadas as medidas previstas em lei pela autoridade de polícia judiciária.
Os conduzidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e após os procedimentos de praxe foram liberados. Entre essas ocorrências, três pessoas que tentaram impedir a ação policial foram apresentadas na delegacia por desobediência e resistência. Oito foram notificadas pelas autoridades.
“O nosso planejamento operacional atendeu de forma expressiva os ambientes mais aglomerados do município. Viaturas de Guarnições Táticas, da Operação Força de Recobrimento Tático Extraordinário (FORTE), Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), bem como os PMs da Operação Impacto, foram destinados a atuar de forma pacifica e ordeira, explicando a população sobre as precauções e coibindo os furdúncios. Graças ao empenho e comprometimento dos nossos policiais conseguimos propiciar sensação de segurança e dar cumprimento as ordens de serviços das medidas de contenção da propagação da covid-19”, disse o comandante do 21ºBPM, em entrevista ao Blog Nossa Vitória.
Foto: Divulgação/PM