Para atender à legislação eleitoral vigente, comunicadores que pleitearão cargos políticos na disputa das Eleições 2020 tiveram que cessar temporariamente seus ofícios nesta terça-feira (30). Conforme prevê a lei 13.165/2015, os profissionais do ramo podem ter a candidatura cancelada em caso de infringência à norma, punição que antes se abrangia apenas aos veículos de comunicação em que prestavam serviço.
Em Vitória de Santo Antão, alguns radialistas já conhecidos da população vão concorrer ao cargo de vereador e a preparação para entrar no pleito causou baixas nos veículos de comunicação da cidade. No total, conforme apurou o Blog Nossa Vitória, cinco comunicadores vão entrar na disputa por uma cadeira na Casa Diogo de Braga.
Da Vitória FM, emissora de concessão comercial, Jota Santos (PP) e Tony Fernandes (PSD) são os radialistas que vão testar a popularidade do rádio nas urnas. Apresentador de um programa comunitário no início da tarde, Jota sinalizou propor mudanças no cenário político do município e disse não se acostumar com a ausência dos microfones. “Vai ser um grande desafio e a pior parte é ter que sair da emissora. Não vai ser fácil ficar sem esse canal de comunicação com a população”, enfatiza.
Na outra ponta da disputa, Jota Domingos (PSB), Cristiano Bassan (PSB) e Felipe César (PP) se despediram da Fundação Josefa Alvares de Comunicação – nome dado ao complexo de veículos de mídia como Atual FM, TV Vitória e Cultural AM. Jota apresentador da TV e atual vereador, busca a reeleição após ter vencido a última disputa com 1,842 votos.
Bassan, âncora do programa Comunidade em Foco na Atual FM e TV Vitória, entrará na disputa pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), sendo filiado desde 2018. “É a primeira vez em 13 anos que saio do ar, mas por uma causa que penso desde o ano passado. Ser político hoje é, para muita gente, sinônimo de corrupção, pois a política está muito desgastada, mas ainda existem políticos que querem fazer o bem”, destacou o radialista.
Candidato da bancada evangélica, Felipe César presta serviços sociais pelo programa Vitória Para Cristo na TV Vitória e na Rádio Atual. Filiado ao Progressistas, Felipe entra pela segunda vez numa disputa como candidato e aposta em trabalhos de recuperação de dependentes químicos como mote de sua campanha. “Está sendo um ano de muitos desafios e que o eleitor tem o poder nas mãos de poder mudar o futuro da Casa Diogo de Braga. Acredito que as pessoas estão dando mais valor ao trabalho social e observando esse trabalho pelas redes sociais”, pontuou.
Calendário Eleitoral
Devido ao atípico cenário causado pela pandemia da Covid-19, inúmeras incertezas pairam o cenário político brasileiro, sobretudo, no que se refere à data para a realização das Eleições 2020. Segundo noticiou a Agência Brasil, a realização do primeiro turno passou de 4 de outubro para 15 de novembro, conforme posicionamento do Senado em 23 de junho. De acordo com a mesma fonte, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, tenta fechar consenso até a quarta-feira (1º) para decidir ou não pela mudança.