Mesmo enfrentando a pandemia de Covid-19, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) registrou aumento no número de projetos de lei (PLs) apresentados e discutidos no primeiro semestre de 2020. Esse foi um dos destaques do pronunciamento do presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), na última Reunião Plenária do semestre, realizada nesta terça (30). Ele também informou que a instituição continuará funcionando durante o mês de julho, período normalmente reservado ao recesso parlamentar.
Sobre o balanço das atividades, Medeiros ressaltou a apresentação de 417 PLs no período, o que significou um incremento de quase 30% em relação ao primeiro semestre de 2019. No total, 177 proposições foram aprovadas em Plenário nos primeiros seis meses de 2020. No mesmo intervalo de tempo do ano passado, foram 90 matérias que receberam aval dos deputados e deputadas estaduais, um aumento superior a 90%.
“Tivemos de nos reinventar e criar novas formas de discutir e votar, no Plenário e nas Comissões Permanentes, matérias urgentes para o povo de Pernambuco. Em mais uma prova de maturidade política, aprovamos a Resolução nº 1.667/2020, que instituiu o Sistema de Deliberação Remota (SDR)”, pontuou. “Com essa ferramenta, permanecemos exercendo o nosso ofício sem nenhum prejuízo às discussões. A Assembleia continuou e continua a funcionar a pleno vapor, como prova o profícuo trabalho legislativo realizado.”