O chão nas proximidades de lotéricas e da agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Vitória de Santo Antão, recebeu marcações para indicar às pessoas o distanciamento recomendado, em virtude da pandeia da Covid-19. Maior foco de concentração de pessoas devido ao Auxílio Emergencial de R$ 600, pago pelo Governo Federal, a área em frente à Caixa também passou a contar com toldos. A nova organização das filas começou nesta segunda-feira (4), através de ação da prefeitura do município.
Com as vias do Centro fechadas para veículos, as filas estão sendo montadas nas ruas. Assim como já estava ocorrendo na semana anterior, bombeiros civis, contratados pela gestão municipal, estão auxiliando na organização e realizando a distribuição de máscaras e disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos. Voluntários também estão realizando ações no local, como distribuição de água e alimentos para os que estão nas filas.
Apesar do disciplinamento, a quantidade de pessoas circulando no Centro ainda chama atenção. Além disso, para guardar lugar na fila, pessoas chegaram a dormir nas ruas. Na noite de ontem, grande quantidade de pessoas já eram registradas na fila.
A rotina de filas extensas tem sido repetida diariamente desde meados de março. Não diferente da agência do Centro, no Vitória Park Shopping longa fila foi formada no estacionamento para ter acesso à segunda agência da Caixa. Bombeiros civis também atuam no local.
CORONAVÍRUS EM VITÓRIA
Apesar de não registrar novos casos dois consecutivos, o número de pessoas infectadas em Vitória chama atenção. São 103 casos confirmados. Destes, 19 evoluíram a óbito. A taxa de letalidade é de 18,4%. Ainda segundo o boletim deste domingo (3), o total de pacientes recuperados chegou a 17. Novos dados devem ser apresentados na noite de hoje.