Recomendação de distanciamento segue sendo descumprida pela população
A cada dia o número de casos do novo coronavírus segue avançando em Vitória de Santo Antão. O município, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), conta com 11 pessoas testadas positivo para a doença, liderando o maior indicie das cidades do interior. Os dados – que trazem ainda dois óbitos – não têm intimidado parte da população, que segue indo às ruas. Nem o tempo chuvoso ajudou a diminuir o movimento, conforme constatou nossa reportagem, na manhã desta sexta-feira (17), no Centro.
Seguindo o já que foi noticiado pelo Blog Nossa Vitória, desde o início do isolamento social, as filas são constantes nas casas lotéricas e na agência da Caixa Econômica Federal. Em virtude de um decreto estadual, o shopping do município está fechado, bem como a agência situada nele. Com isto, apenas a Caixa está com funcionamento de apenas uma agência no Centro.
As aglomerações nas filas são extensas, descumprindo o distanciamento mínimo de um metro e meio, recomendado pelos órgãos de saúde. Desde a madrugada, antes mesmo da abertura das lotéricas e da Caixa, desde a madrugada pessoas já ocupavam as calçadas, percorrendo quarteirão. Na fila, era possível ver gente de todas as idades, inclusive idosos, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19.
Apesar das ações anunciadas, nossa equipe não constatou a presença de disciplinamento pelo Governo Municipal, bem como atiradores do Tiro de Guerra. Mesmo com as vias do Centro fechadas, carros e motocicletas ainda circulavam na área. Apesar disto, foi possível verificar o funcionamento de pontos para higienização das mãos, bem como o trabalho de sanitização de praças e calçadas.
Em Vitória, a Caixa segue funcionando das 10h às 14h para atendimento presencial. A recomendação é que os clientes só compareçam em caso de serviços essenciais. O banco mantém a abertura antecipada em 1 hora, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco. Sobre o Auxilia Emergencial, a Caixa informou que não é necessário ir às agências ou casas lotéricas para fazer cadastramento, consulta ou saque. O cadastro pode ser feito pelo aplicativo CAIXA Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. Por meio das plataformas, os beneficiários podem acompanhar a solicitação e realizar transações. Dúvidas podem ser sanadas pela Central de Atendimento (111).
Sobre a parcela do 13º do Bolsa Família, concedida pelo Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco informou que os beneficiários tem até 120 dias para sacar o dinheiro. A medida visa diminuir o número de pessoas que vão às agências.