Um bom filho a casa torna. O recém-promovido por merecimento ao posto de tenente-coronel Adriel Serafim está volta ao 21º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Vitória de Santo Antão, desta vez, para comandar a unidade.
Atuando dois anos (2017 e 2018) como subcomandante do Batalhão de Tabocas, o oficial recebeu o desafio de comandar a 6ª Companhia Independente da PM, em Limoeiro. Aceitando a missão, Adriel passou um ano e três meses à frente da unidade.
Com destaque em apreensões de drogas e prisões, o militar foi reconhecido por uma das suas características: o perfil de liderança. Ao lado da tropa, Adriel busca sempre sanar os anseios dela e por ser flexível tem um elo os subordinados.
Outra característica do novo comandante é a presença constante nas ruas, a então intitulada linha de frente – motivando os militares que desempenham funções operacionais. Adriel também se destaca pelo cumprimento das metas estabelecidas pelo Pacto Pela Vida (PPV) obtendo o aproveitamento de 90,98%.
No 21º Batalhão, o novo comandante terá muitos desafios e um dos principais são as reduções de homicídios, roubos e furtos. “Essa principal missão no 21º Batalhão é justamente a missão que está proposta no Pacto Pela Vida – que é a redução de assassinatos. A gente vai trabalhar primeiramente com o objetivo de reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Vitória de Santo Antão e região e a segunda meta é reduzir os assaltos. São os roubos que afligem a comunidade, temos a visão disso e iremos fazer um trabalho forte para tentar diminuir cada vez mais essa problemática de roubos e furtos que ocorrem na região”, explicou.
Após assumir o comando da unidade Adriel conta que já percebeu um entusiasmo e uma produtividade maior da tropa. “Chegamos quarta-feira passada e tivemos um fim de semana bastante movimentado de alta produtividade das equipes em várias cidades de nossa área de atuação. Isso é muito importante, muito bom, a gente mostra um relacionamento de confiança, mostra um retorno da tropa e assim queremos manter e melhorar ainda mais essa interação para que possamos produzir mais e prestar um serviço de segurança pública melhorado”, disse.
O Batalhão Monte das Tabocas é responsável pelos municípios de Vitória de Santo Antão (sede), Pombos, Glória do Goitá, Escada, Amaraji, Primavera e o Distrito de Jussaral. Conforme disse o oficial, a produtividade nas cidades é de grande valia para redução de ilícitos. “Quando temos uma produtividade alta começa a diminuir as atividades criminosas. Quando começamos a atuar, conversar e interagir com a comunidade através inclusive de palestras em escolas e comunidades, além do serviço operacional também tudo isso facilita e desacelera os índices criminais”, pontou.
O coronel frisou ainda que irá buscar integração entre as corporações. “A Polícia Civil nesse momento está passando por mudança. Um novo delegado seccional deve assumir a 12ª Delegacia Seccional a partir de amanhã e já tivemos um contato inicial com ele por telefone. E a partir de amanhã estaremos marcando reuniões para justamente ter um feedback e uma maior interação para trabalhar de forma integrada, fazer ações conjuntas e estarmos sempre trocando informações e ideias para que possamos aperfeiçoar o serviço policial, ou seja, são duas instituições policiais trabalhando lado a lado com um único objetivo – melhorar a harmonia e pacificação social”, comenta.
MAJOR FREITAS ASSUME SUBCOMANDO
Para compor a equipe de oficiais do 21º Batalhão, o major Kléber Freitas aceitou o convite do tenente-coronel Adriel. O novo subcomandante atuava anterior como chefe do Núcleo de Inteligência da Corporação, situado em Caruaru. As equipes da Zona da Mata e Agreste eram coordenadas por ele.
“Convidei um colega, um amigo, com quem eu já havia trabalhado 12 anos no 4º BPM, depois recebemos missões distintas – aproximadamente 10 anos sem trabalharmos juntos, digo na mesma unidade, mas sempre cruzando dados e informações. Ele agora sai do Serviço de Inteligência e vem agora trabalhar conosco. Então é uma pessoa que a gente pode escolher, uma pessoa que a gente confia, é uma pessoa leal, é um amigo e isso vai facilitar o trabalho e o serviço operacional da nossa unidade”, disse o tenente-coronel Adriel.
Para o major Kléber Freitas, estar pela primeira vez em Vitória de Santo Antão é muito satisfatório trabalhar com pessoas já conhecidas. “Mesmo sendo pela primeira em Vitória, a gente já tinha uma visão, mesmo porque eu sou oriundo da coordenação da Inteligência. E área de Vitória faz parte dessa coordenação. Já estamos estudando a criminalidade nesse município e sabemos das diferentes características que temos na AIS-12. Na parte sul, temos um tipo. No centro, já temos outro e também no norte. Com isso conseguimos visualizar de forma bem generalizada o crime”, aponta.
Segundo o novo sub-comandate, o maior desafio como subcomandante também são os homicídios. “O nosso foco é tentar sintetizar esses dados negativos. A gente vai buscar fazer com que a polícia esteja presente onde estiverem sendo contabilizadas maiores investidas criminosas”, disse.
Uma das medidas do major será o investimento maciço no Serviço de Inteligência do Batalhão. “Estamos tentando promover maiores recursos para a inteligência como efetivos e viaturas. E vemos isso como fator crucial para o nosso trabalho. Nós iremos investir maciçamente nessa questão do policiamento ostensivo está atrelado as equipes de Inteligência para que busquemos as pessoas que estão cometendo crimes. Vamos iniciar uma verdadeira caçada atrás dessas pessoas”, explica.