Arquidiocese de Olinda e Recife adapta Semana Santa para pandemia, cancelando rito de lava-pés

Católicos do mundo inteiro viverão a Semana Santa de forma atípica: de suas casas, pelos meios de comunicação. Em Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife se viu obrigada a suspender algumas celebrações. Com a pandemia da Covid-19, foi preciso reajustar o calendário para obedecer a determinação do governo do estado que proíbe aglomerações com mais de dez pessoas.


Seguindo a orientação da Arquidiocese, apenas as equipes de liturgia e de comunicação estarão presentes nas igrejas. Realizado no primeiro dia da Semana Santa, o rito de lava-pés foi suspenso. É a primeira vez que o ritual onde os padres lavam os pés dos fiéis com água, representando o ato de humildade de Jesus, não será realizado. Já a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na Quinta-feira Santa, dia que antecede a morte e ressurreição de Jesus na fé cristã, acontecerá a portas fechadas na Catredral com celebração de Dom Fernando Saburido, às 17 hrs. 


A Missa do Crisma na Catedral, tradicional cerimônia em que o arcebispo se reúne com o clero para consagrar e abençoar os óleos que serão usados nos sacramentos da igreja, precisou ser adiada. A medida foi necessária para preservar a saúde dos quase 300 padres da Arquidiocese que participariam da missa considerada uma manifestação da comunhão dos sacerdotes. A expectativa é de ela que seja realizada no dia 11 de junho, em conjunto com a Solenidade de Corpus Christi. “Nesse caso, a internet não seria um recurso para os padres porque é nessa celebração que eles recebem os óleos que serão usados, em suas paróquias, para ministrar os sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos”, afirmou Dom Fernando Saburido. 


Seguindo o ritual da Páscoa, a liturgia da Paixão e Morte de Jesus será realizada na Sexta-feira Santa às 15 hrs. Assim como as celebrações anteriores, o evento será realizado a portas fechadas para o público. A imagem do Senhor Morto desfilará em carro aberto ao final da liturgia. A tradicional procissão de fiéis que acompanham o andor foi suspensa para evitar aglomerações. 


Com um ritual simplificado, a Vigília Pascal acontecerá no Sábado de Aleluia, às 20 hrs, no lugar das sete leituras do antigo testamento, o arcebispo realizada apenas três. No domingo, a missa de Páscoa será celebrada às 9h. Os fiéis poderão assistir às celebrações através das redes sociais da Arquidiocese de Recife e Olinda. As paróquias também realizarão a transmissão através dos meios digitais.


Dom Fernando acredita que os fiéis católicos participarão de suas casas como se estivessem dentro da catedral, com respeito, amor e fé. “É difícil, eu sei, mas tudo isso vai passar e deixar nossa fé ainda mais fortalecida. Estaremos juntos em oração até o Domingo da Páscoa”.


PROGRAMAÇÃO:


Quinta-feira Santa: A Missa da Ceia do Senhor, às 17 horas
Sexta-feira da Paixão: Liturgia da Paixão e Morte de Jesus, às 15 horas

Sábado de Aleluia: Vigília Pascal, às 20 horas 
Domingo de Páscoa: Missa de Páscoa, às 9 horas

Diario de Pernambuco

Foto: Peu Ricardo/DP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *