Bispos, padres, fiéis e representantes de movimentos e pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) encheram o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Soledade, na área central do Recife, para comemorar os 10 anos de pastoreio de dom Fernando Saburido.
A celebração foi realizada na manhã desse domingo (18). Nascido no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, Saburido foi eleito bispo em 2000 e empossado arcebispo da AOR em 16 de agosto de 2009. A missa solene em ação de graças pela data foi presidida por dom Fernando, que assistiu a alguns vídeos que lembraram as circunstâncias de sua posse, em 2009, e algumas de suas realizações ao longo desses 10 anos.
O coral do Movimento Pró-Criança apresentou duas músicas ao religioso, sob a regência do maestro Otávio Góes. Na homilia, o bispo emérito de Palmares, dom Genival França, destacou a amizade de décadas com dom Fernando e a trajetória na Igreja.
Em seu discurso de agradecimento, dom Fernando Saburido agradeceu o apoio da Arquidiocese. “Passada essa década, louvo a Deus pela feliz caminhada ao longo desses anos, graças à proteção do Senhor e às tantas pessoas que têm colaborado com o meu ministério. Naturalmente, problemas não faltaram, todos, porém, superados pela força da oração, da unidade e do diálogo confiante”, disse.
Ao final da celebração, o bispo auxiliar da AOR, dom Limacêdo Antônio, homenageou o titular e ressaltou a sua figura pacificadora e humilde, afirmando que o arcebispo faz questão de estar no meio das pessoas e dos conflitos para evangelizar, pois é um pastor sensível, acolhedor e fiel à sua missão.
Informações da FolhaPE