Um curso gratuito de produção de canais de vídeos para redes sociais acontecerá em três cidades pernambucanas entre agosto e outubro deste ano. O Ponto de Virada funcionará como um laboratório colaborativo de projetos de vídeos, no qual os alunos participarão de encontros que aliam exposições sobre produção de audiovisual para internet e atividades práticas.
A oficina, ministrada pelo doutor em Comunicação e coordenador da Combo Multimídia Márcio Andrade, será realizada nas cidades do Recife, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, e de Caruaru, no Agreste. A primeira turma acontecerá em Vitória entre os dias 5 e 9 de agosto. Em Caruaru, o curso será ministrado em setembro e, no Recife, em outubro.
As inscrições para o curso em Vitória de Santo Antão já estão abertas e seguem até o dia 31 de julho. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, ter noções básicas de informática e ter disponibilidade para estar nos encontros durante a semana da oficina, que ocorrerá no Espaço Sementes, na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro, situada na Rua Dr. José Augusto, bairro da Matriz.
No município, serão formadas duas turmas. A primeira será no horário das 14h às 17h e, para participar neste turmo, as inscrições serão feitas presencialmente na GRE Mata Centro. A outra turma acontecerá das 19h às 21h, com inscrições online. Neste caso, o candidato deve preencher um formulário disponível no site combomultimidia.com . Após o cadastro, deverá enviar um resumo do seu projeto de canal de vídeo na internet, entre duas e cinco linhas, para multimidiacombo@gmail.com. Caso o interessado já tenha material audiovisual produzido, ele pode também pode enviá-lo pelo e-mail.
Entre os temas que serão abordados na oficina, estão história da televisão, produção de vídeo, desenvolvimento de projetos e gêneros e formatos em ascensão de conteúdos voltados para a internet. Nas atividades práticas, os alunos irão trabalhar com escrita de roteiros, gravação e edição.
“O consumo de imagens nas redes sociais modificou bastante nossa relação com a produção audiovisual, transformando a internet em um lugar de experimentação e reinvenção de gêneros e formatos consagrados e, às vezes, saturados na televisão e no cinema. Nesse workshop, pretendo criar um ambiente que funcione como um laboratório de ideias em que os participantes possam se sentir abertos a criar seus próprios projetos de canais em plataformas de vídeo” , ressalta Márcio Andrade, docente da oficina.
Sobre Márcio Andrade
Doutor em Comunicação (UERJ) e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE), autor do livro ‘Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos’ (2015), incentivado pelo Funcultura, e de artigos em revistas acadêmicas como Doc-Online (UBI – Portugal), Cambiassu (UFMA), Rumores (ECA-USP) e Fronteiras (Unisinos).
Na produção de conteúdo multimídia, colaborou no site Zona Crítica e coordena o Quarta Parede, revista digital sobre artes cênicas. Além disso, já atuou como roteirista e produtor multimídia em projetos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), do CTCD (ITEP), da EADTec (UFRPE); e como educador e pesquisador em programas de extensão da UFPE.
Na área de formação, vem ministrando as oficinas F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia, Ponto de Virada – Escrita Criativa para Roteiro de Ficção (no 17º FestCine) e Divulgue Quanto Puder – Oficina de Comunicação Multimídia (no 25º FIG).
Foto: William Oliveira/Divulgação