Um julgamento realizado nesta quarta-feira (10), na Primeira Vara Criminal da Comarca de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata pernambucana, condenou um casal acusado de matar por envenenamento o idoso Severino Gomes Santiago, 73 anos, em fevereiro de 2016. O crime causou comoção no município e os envolvidos foram presos em flagrante pela Polícia Civil quando tentavam deixar a cidade de motocicleta pela BR 232.
Gustavo Dias Santos Santiago, filho da vítima; e sua esposa, Cleonice Maria da Conceição; foram condenados após decisão do júri popular que durou mais de dez horas no Fórum Joaquim Krause. De acordo com as investigações, a dupla planejava a morte do idoso há algum tempo e o plano foi colocado em prática durante um almoço na casa dos acusados, no bairro de Água Branca, zona urbana do município.
Ainda segundo as investigações, filho e nora da vítima colocaram um veneno chamado “chumbinho” em uma lasanha servida para Severino Gomes, que estava acompanhado da namorada. “Teriam aberto a lasanha e colocado chumbinho dentro. Ela abrindo e ele colocando, e só entregando para seu Severino. O idoso também tinha uma namorada, mas não queriam matar ela, só o idoso. Ele [Gustavo] confessou que já estava planejando há alguns meses essa ação criminosa”, disse o delegado Ariosto Esteves, à TV Jornal, na época da prisão.
O crime, segundo o inquérito, foi motivado devido uma relação conturbada entre pai e filho, e o interesse na aposentadoria da vítima.
Antes da decisão proferida no júri, uma pessoa chegou a passar mal e foi atendida por uma equipe de paramédicos. Gustavo foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão, enquanto sua companheira, Cleonice, 17 anos e 8 meses. A sentença foi anunciada por volta das 22h pelo Juiz de Direito, Uraquitan José dos Santos. “Foi um júri incomum, mais demorado do que o normal. Foi um caso que gerou grande repercussão, e o dia todo tivemos o plenário lotado de pessoas para assistir”, disse o jurista.
Por Marcio Souza, do Blog Nossa Vitória, com informações da TV Vitória.