Joaquim Lira apresenta projeto de lei que beneficia pessoas com autismo

O deputado estadual Joaquim Lira (PSD) apresentou um Projeto de Lei ordinária que concede a  gratuidade de entrada nos estádios e ginásios esportivos do Estado de Pernambuco às todas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu acompanhante.

A gratuidade, segundo o texto do PL, será fornecida em todas as competições estaduais que se realizarem e a administrações dos Estádios e Ginásios Esportivos poderão promover o credenciamento e a expedição de carteiras especiais para os interessados.

“O objetivo desta lei é estabelecer a inclusão na sua plenitude no Estado de Pernambuco, colaborando diretamente com acessibilidade destas pessoas e seus familiares, buscando, assim, auxiliar no tratamento e lazer dos portadores do TEA. Por se tratar de iniciativa de relativa importância, nada mais justo que esta proposição seja aprovada, haja vista a sua relevância  para garantir o bem-estar e a saúde dos pernambucanos”, destacou o parlamentar. O projeto de lei aguarda ainda a discussão e votação no plenário da Assembleia Legislativa.

SOBRE O TEA – O autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit na interação social, comunicação e comportamento, não havendo só um, mas muitos subtipos do transtorno, e ressaltou que os principais objetivos no tratamento de crianças com autismo são: estimular o desenvolvimento social e comunicativo; aprimorar o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas; diminuir comportamentos que interferem com o aprendizado e com o acesso às oportunidades de experiências do cotidiano e ajudar as famílias a lidarem com o autismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *