O dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (20), foi marcado por confecção de tapetes, missas e procissões em Vitória de Santo. A data é uma comemoração litúrgica da Igreja Católica que celebra o Corpo de Cristo e o ministério da eucaristia.
A produção dos tapetes começou cedo nas paróquias do município. Na Praça da Matriz, um mutirão da Paróquia de Santo Antão, com cerca de 200 pessoas, levantou às 5h para começar a confeccionar os desenhos no asfalto.
A mão de obra é totalmente voluntária, pois envolve membros de diversas comunidades católicas. Os desenhos que são feitos formam representações de ocasiões históricas e de símbolos importantes do catolicismo. Os desenhos são tracejados com giz e depois começam a ser preenchidos com o sal, lã e serragem de madeira.
Em Vitória, além da Matriz de Santo Antão, as paróquias dos bairros São Vicente de Paulo, Águas Brancas, Bela Vista e Livramento também desenharam tapetes. Durante o dia também ocorreu a adoração ao Santíssimo Sacramento.
O auge das celebrações aconteceu à noite, quando a procissão saiu em percurso por cima dos tapetes. Para os fiéis o momento é total comunhão com Jesus Cristo. “É a hora de renovar nossas esperanças e reafirmar nossa esperança à Cristo”, enfatizou Renata Silva, de 33 anos.
“Cristo quando terminou a última ceia disse: Fazei isto em memória de Mim. A eucaristia é uma coisa muito necessária para todos nós”, frisou o padre Héctor Ruiz, que presidiu a celebração na capela da FACOL.