Sucesso marca lançamento do curta documentário ‘A Hecatombe do Rosário’

O lançamento do curta documentário ‘A Hecatombe do Rosário’, realizado na noite da última sexta-feira (17), no Silogeu Professor José Aragão, foi marcado pelo sucesso. As duas sessões, uma para convidados e outra aberta ao público, contou com centenas de pessoas para prestigiar a produção desenvolvida pelo vitoriense Djalma Andrade.

A produção do filme durou cerca de um ano e quatro meses. Com profunda pesquisa de variadas fontes e depoimentos de alternadas vertentes e conteúdos, foi traçada uma narrativa que resultou em um valoroso trabalho documental, até então inexistente.

O projeto foi contemplado com incentivos do Fundo Nacional de Cultura – FUNCULTURA, através da FUNDARPE e Governo do Estado. Com roteiro e direção de Djalma Andrade, o filme tem a produção executiva de Leonardo Edardna, e a importante participação das artistas vitorienses Rildo de Deus, com uma belíssima poesia em cordel; o músico João Caverna, que musicou parte do filme, e desenhos de Fernando nascimento ilustrando a narrativa.

“A ideia surgiu através da minha curiosidade. Eu sempre tive o fascínio por essas histórias e essa especificamente, porque tem relação com a minha cidade”, destacou Djalma Andrade. “É um trabalho feito com muito empenho, muito carinho, muita dedicação. O melhor de mim tá aqui. Se eu não fiz melhor, é porque minha limitação não deu”, concluiu. A exibição oficial contou com a participação de autoridades, entrevistados, imprensa e membros da sociedade civil.

O filme tem 24 minutos de duração e, a partir da agora, passa a concorrer em festivais de Pernambuco e do Brasil. De acordo com Djalma Andrade, o primeiro festival no qual já está com concorrendo é o de Triunfo.

Após a exibição, foi realizada apresentação cultural e a abertura da exposição com fotos dos personagens, documentos e peças relacionadas à Hecatombe do Rosário, no Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão. A mostra segue aberta ao público durante as duas próximas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *