A Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria Municipal de Educação, acaba de lançar o Aula Digital na cidade. O projeto é parte integrante do ProFuturo, programa global criado pela Fundação Telefônica e Fundação Bancária La Caixa, presente em países da África, Ásia e América Latina que visa melhorar as oportunidades das crianças, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.
O evento realizado no auditório das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – FAINTVISA, na manhã desta terça-feira, 21, reuniu dirigentes escolares e coordenadores pedagógico. Estiveram presentes o Prefeito Aglailson Junior, a secretária municipal de educação interina, Ione Ferro, entre outras autoridades municipais e representantes da Fundação Telefônica Vivo.
Desenvolvido no Brasil exclusivamente pela Fundação Telefônica Vivo, o projeto Aula Digital é baseado em quatro pilares: Formação de professores, Conteúdos Pedagógicos Digitais, Acompanhamento na escola e Equipamentos Tecnológicos. Em Vitória de Santo Antão, a iniciativa conta com a parceria do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e vai beneficiar 5,1 mil estudantes de 27 escolas, além de formar e acompanhar 190 educadores da rede municipal de ensino, com o objetivo de fomentar uma educação mais inovadora a crianças de escolas públicas.
“A Fundação Telefônica Vivo trabalha com o conceito de inovação educativa, o que significa que todos os projetos passam pela inovação na aprendizagem, dentro e fora da escola. Neste contexto, acreditamos que oferecer novas ferramentas e formação aos professores e gestores escolares, é uma maneira de potencializar ainda mais as iniciativas de educação que já ocorrem nos municípios envolvidos no projeto”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Os educadores participantes do projeto, entre professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, receberão até 40 horas de formação – presencial e online – em que serão abordados temas ligados à inovação educativa para ampliação do repertório dos educadores, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais. Também serão disponibilizados conteúdos pedagógicos digitais, um ambiente virtual de aprendizagem colaborativo e intuitivo que combina no mesmo espaço, a gestão das etapas de ensino e aprendizagem de um centro escolar. O sistema conta com uma interface simples com funcionalidades para os diferentes papéis: docentes e estudantes.
Após a etapa de formação sobre práticas inovadoras, as escolas serão beneficiadas com kits tecnológicos compostos por notebook e roteador para o professor e tablets para alunos, além de projetor e tela de projeção. As ferramentas digitais trazem uma nova dinâmica para a sala de aula, motivando estudantes e professores com inúmeras possibilidades. Os educadores receberão, ainda, visitas regulares de formadores das equipes do CESAR, com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e prestar apoio aos educadores em sala de aula com sugestões de atividades e conteúdos
No Brasil, o projeto Aula Digital está presente em 30 municípios do estado de Sergipe, além de Manaus (AM), Goiânia (GO) e Viamão (RS), e beneficia mais de 190 mil estudantes e cerca de 7 mil educadores de mil escolas.
Parceria com Vitória de Santo Antão
A Fundação Telefônica VIVO, em conjunto com o CESAR School realizou um projeto de consultoria dividido em três fases: pesquisa, concepção e implementação de um Laboratório de Práticas Inovadoras de Educação em escolas rurais no município de Vitória de Santo Antão. Após uma pesquisa realizada em 12 escolas rurais, nasceu na Escola Municipal Manoel Domingos de Melo (EMDM) o Laboratório de Práticas Inovadoras de Educação, parte do Projeto Escolas Rurais Conectadas. O Laboratório foi concebido sob as prerrogativas de baixo custo, auto sustentabilidade, respeito à cultura local e de fácil disseminação.
Os resultados obtidos no projeto Laboratório de Práticas Inovadoras de Educação, de 2014 a 2018, viabilizaram a oferta do Aula Digital ao município, fortalecendo a implementação da agenda de inovação no território, de acordo com as potencialidades locais.