Este sábado (04/05) ocorre o Dia D de vacinação contra a influenza em todo o Estado. Em Vitória de Santo Antão, mais de 30 unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, pouco mais de 2 milhões de pessoas ainda precisam ser imunizadas, representando 76% do público total, formado por 2,6 milhões de pernambucanos. Neste ano, até o dia 13.04, 11 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) tiveram resultado laboratorial positivo para influenza.
Até o momento, já foram vacinados 628.799 (23,7%). A meta é beneficiar, no mínimo, 90% do público total até o fim da campanha, em 31 de maio. Os públicos prioritários contra a influenza são: crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, idosos (60 anos ou mais), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas e povos indígenas.
A imunização, que protege contra as influenzas A(H1N1), A(H3N2) e B, ainda contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, que devem apresentar prescrição médica no ato da imunização, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde (MS); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Além disso, o MS orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, que devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação, assim como os professores e profissionais de saúde.
CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:
Água Branca;
Alto José Leal;
Amparo;
Bela Vista 1 e 2;
Caiçara;
Cajueiro;
Cidade de Deus;
Dr. Alvinho;
Jardim Ipiranga 1 e 2;
Lagoa Redonda;
Lídia Queiroz;
Maranhão;
Mário Bezerra;
Maués;
Matadouro;
Natuba;
Oiteiro;
Pau Santo;
Pirituba 1 e 2;
Redenção;
Santana;
Caic;
Loteamento Conceição 1 e 2;
Loteamento Luiz Gonzaga;
Loteamento de Bau.
Clínicas:
Policlínica da Criança – Livramento;
Centro de Saúde da Vitória – CESV – Matriz.
Postos Volantes:
Escola do Alto da Balança;
Escola do Jardim São Pedro;
Escola de Ladeira de Pedra;
Avenida Mariana Amália, em frente a CELPE.
Foto: Miva Filho/SES