Vivenciando a parte prática durante a quaresma sobre o que aborda o tema da Campanha da Fraternidade 2019 – que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, moradores do distrito de Pirituba, zona rural de Vitória de Santo Antão, seguem a luta para conclusão de obras públicas que estão paralisadas. As reivindicações da comunidade foram acompanhadas, na última terça-feira (9), pelo Bispo Auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio.
O bispo, acompanhado do reitor do Santuário de Fátima do Recife, padre Antônio Motta e do vigário paroquial, padre Alberto Milanez, ouviu os moradores e visitou os locais das obras, como o reservatório de água instalado pela Compesa e a quadra poliesportiva e a nova escola, que tiveram os serviços abandonados pelo Governo Municipal. Membro da bancada da Oposição, o vereador Ediimilson de Várzea Grande (MDB) também acompanhou as visitas.
Classificada como principal bandeira de luta, a conclusão das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água pela Compesa foi o tema de maior destaque. A ordem de serviço para o início da obra, que vai beneficiar cerca de seis mil moradores, foi assinada em julho de 2018 e teria prazo de seis meses. No entanto, o andamento do serviço encontra-se paralisado. Em nota enviada ao Blog Nossa Vitória, em março, a Compesa informou “está aguardando a entrega dos equipamentos (bombas), que bombearão a água para o novo sistema”.
O bispo e os padres que acompanharam a visita incentivaram a luta da comunidade. “Sem luta, não há vida”, sentenciou Limacêdo. Novas ações serão programadas pela associação de moradores para reivindicar o andamento das obras. “Estamos aqui pra dizer: a luta continua”, frisou a diretoria.