A FACOL – Faculdade Osman Lins sediou, na noite desta quarta-feira (24), o lançamento do livro ‘Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses’. A coletânea, que reúne mais de cem artigos e poemas do escritor vitoriense que completaria 90 anos ano passado, é fruto de pesquisa do professor da UFSC e doutor em Literatura, Cristiano Moreira, sob orientação da professora Ana Luiza Andrade.
O evento, realizado no Teatro Tabocas, contou com a participação da filha do escritor Osman Lins e presidente do ICOL, Angela Lins, de Osman Lins Neto, do jornalista Adriano Portela, além de membros do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA) e Academia de Letras, Artes e Ciências da Vitória (AVLAC), além de coordenadores, professores e alunos da FACOL.
Com Imprevistos de arribação, os leitores de Osman Lins poderão compreender melhor aspectos de seus livros cotejando-os com muitas informações e movimentações ocorridas no Recife daqueles anos. Além disso, é possível dizer que muitas pesquisas poderão partir das informações contidas nestes artigos divididos em 10 “cadernos” organizados de forma temática e não cronológica dos textos contendo inúmeras notas que enriquecem o trabalho crítico.
“A importância do livro é dada por se tratar de artigos que abordam não apenas a literatura. O leitor poderá ter uma ideia do movimento cultural do Recife naqueles anos com as ações do Teatro Popular do Nordeste (TPN), o surgimento da editora O gráfico Amador, histórias das igrejas, influências de Gilberto Freyre na literatura brasileira e diálogos com Minas Gerais e reportagens autobiográficas sobre o Cônego Américo Pita e do Instituto Geográfico de Vitória do Santo Antão. Osman Lins é bastante conhecido por sua produção narrativa e dramaturgia, mas o livro apresentará ao leitor os exercícios de imaginação com os poemas escritos pelo autor”, explicou Cristiano Moreira.
Antes do evento de lançamento, o escritor Cristiano Moreira visitou o Instituto Histórico da Vitória de Santo Antão e conheceu mais sobre a história da terra-natal de Osman Lins. No acervo do IHGVSA, ele também pode conferir o livro ‘O Visitante’, datilografado pelo autor.
Já na FACOL, foi apresentada a estrutura física da instituição de ensino superior e os locais que são batizados com nomes de obras do escritor vitoriense. Como os pátios ‘Avalovara’, ‘Nove e Novena’, ‘O Fiel e a Pedra’, as ruas ‘Lisbela e o Prisioneiro’, ‘A Partida’, ‘Guerra sem Testemunhas’ e a rampa ‘Marinheiro de Primeira Viagem’. Os locais possuem placa com mapa e leitura digital, por meio de QR Code, desenvolvido pelo CTI FACOL.
PRÊMIO GESTUS – Os idealizadores do livro ‘Imprevistos de Arribação’ receberam, por iniciativa do fundador da FACOL, Paulo Roberto, durante o evento de lançamento, o Prêmio Gestus, criado pela instituição para homenagear àqueles que contribuíram com nobres ações à sociedade no meio acadêmico.
Fotos: Lays Freitas/FACOL