Com a solenidade do Domingo de Ramos, neste domingo (14), os católicos deram início a Semana Santa, centro do grande acontecimento da fé católica: o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Antes da celebração das missas, as paróquias de Vitória de Santo Antão, seguindo a tradição, realizaram a tradicional procissão.
Na Paróquia de Santo Antão, por volta das 9h, o cortejo teve início na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Antes do início do cortejo, o vigário episcopal do Vicariato Vitória, monsenhor Maurício Diniz, abençoou os ramos dos fiéis.
Em seguida, a procissão ganhou as ruas até a Matriz de Santo Antão. Com ramos de palmeiras nas mãos e entoando cânticos, os católicos relembraram a chegada de Jesus à cidade de Jerusalém, dias antes de ser morto e crucificado. Após o cortejo, os fiéis participaram da celebração eucarística.
Os ritos da Semana Santa seguem até o próximo domingo (21), quando é comemorada a Páscoa. Para a Igreja Católica, o período que antecede a Semana Santa, principal festa do ano litúrgico, é conhecido como Quaresma e simboliza os 40 dias que Jesus passou no deserto jejuando. Neste ano, as celebrações e vivências pascais vão recordar o tema da Campanha da Fraternidade 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).