O vitoriense Gilberto Fernando Santos, de 42 anos, conseguiu trazer para sua terra natal os bons méritos de uma competição nacional na área gastronômica realizada recentemente. O chefe de cozinha ainda comemora com muita vibração o terceiro lugar obtido no campeonato brasileiro de panificação, ocorrido na exposição FIPAN, entre os 24 a 27 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O evento, chamado “Seletiva Brasil Mondial Du Pain”, foi realizado pela empresa belga Puratos, que industrializa produtos para o segmento. Gilberto esteve entre os 12 padeiros que pleiteavam uma vaga para representar o Brasil em Nantes, na França, no “Mondial Du Pain”, em 2019.
A disputa consistiu na apresentação de oito tipos de pães de diferentes regiões do mundo e cada competidor foi submetido a uma rigorosa avaliação do júri, que observou diversos aspectos do produto final. Cada padeiro teve 8 horas para colocar a mão na massa e mostrar seus resultados.
Apesar de não ter ficado em primeiro, o técnico em panificação considerou muito boa sua posição na seletiva nacional. “Eu sou vitorioso. Sem recursos e sem patrocínios cheguei muito longe. Comecei no ramo com onze anos numa padaria e hoje ser considerado entre os três melhores do Brasil é uma vitória. Foi uma experiência única e quero treinar para aperfeiçoar minhas técnicas” disse Gilberto ao Blog Nossa Vitória.